Marketing Internacional

DURAÇÃO: 14H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

Os mercados são cada vez mais competitivos, e as empresas encontram-se num contexto muito mais internacionalizado.
As rápidas mudanças caracterizam os mercados internacionais o que obriga a estratégias muito competitivas para atingir o sucesso.

Enquanto o mercado doméstico requer uma abordagem simples, nos mercados internacionais é necessário desenvolver estratégias multidimensionais.
As empresas não devem limitar as suas opções à simples exportação, devem considerar outras formas de entrada como: licenciamento, joint-venture ou investimento direto.

Destinatários|as

Empresários, diretores de exportação, diretores comerciais, formandos e profissionais com formação nas diversas áreas do saber que queiram especializar-se em marketing internacional e/ou desejem desenvolver um negócio internacional.

Objectivos Gerais

Sensibilizar os participantes para os aspectos ligados à globalização dos negócios, às razões da internacionalização das empresas e às técnicas mais utilizadas no comércio internacional.

Conteúdos Programáticos

  • 1. Marketing Internacional
  • 1.1. Definição de Marketing
  • 1.2. O Marketing Internacional
  • 1.3. Compostos do marketing mix internacional
  • 1.4. Vantagens e desvantagens do marketing internacional
  • 2. Internacionalização
  • 2.1. A globalização
  • 2.2. Teorias da globalização
  • 2.3. Antiglobalização
  • 2.4. Internacionalização
  • 2.5. Tipos de Internacionalização
  • 2.6. Tomada de decisão sobre os novos mercados
  • 3. Apoios à internacionalização
  • 3.1. Processo de internacionalização
  • 3.2. Preparar a empresa para a internacionalização
  • 3.3. Opções estratégicas nos mercados internacionais
  • 3.4. De nacional a transnacional
  • 4. Aplicar técnicas para definir e implementar as estratégias de marketing mais adequadas a cada situaç
  • 4.1. Marketing Estratégico
  • 4.2. Filosofia base (B2B ou P2P)
  • 4.3. Organização da área Marketing/Comercial
  • 4.4. Formas organizacionais possíveis
  • 4.5. Selecção das formas organizacionais mais adequadas
  • 5. Definir acções de marketing inseridas no contexto da globalização
  • 5.1. Penetração em novo mercado
  • 5.2. Introdução de novo produto
  • 5.3. Desenvolver Mercados e Produtos
  • 5.4. Retirar Produtos
  • 5.5. Avaliação do risco
  • 5.6. - O risco da actividade num dado mercado (operacional, financeiro e cambial)
  • 5.7. - A cobertura do risco
  • 6. Exercícios práticos e análise de case studies

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães
  • Lisboa
A definir

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Coordenador/a Científico/a

A definir

Formadores/as

A definir

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães
  • Lisboa

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Observações