Gestão do Tempo e Eficácia Pessoal

DURAÇÃO: 7H 

MODALIDADE

Internacionalização

Apresentação

Quantas vezes sente que o tempo disponível não é suficiente para realizar todas as atividades previstas, ao mesmo tempo que as urgências teimam em surgir, tornando-se difícil alcançar os resultados pretendidos.

Cumprir prazos e definir objetivos é importante nas empresas. Aprender a analisar o tempo e a definir prioridades, de modo a produzir resultados mais produtivos e eficazes é fundamental para a eficiência profissional.

Destinatários|as

Profissionais que queiram melhorar de forma sustentável a gestão do seu tempo e com autonomia para planear e organizar as suas atividades.

Objetivos Gerais

Desenvolver competências de organização, planeamento e de estratégia de gestão de stress;
Aumentar a sua produtividade fazendo escolhas conscientes e alinhadas com os objetivos;
Manter o foco naquilo que é prioritário;
Planear e organizar estrategicamente as suas atividades e o tempo.

Conteúdos Programáticos

  • 1. Identificar os contextos de ação
  • 1.1. Realizar uma análise completa de tarefas e projetos;
  • 1.2. Integrar as tarefas no sistema organizacional;
  • 1.3. Compreender as fontes psicológicas de motivação e procrastinação;
  • 1.4. Identificar as repetições de tarefas para facilitar a automação;
  • 1.5. Identificar os projetos, tarefas e aspirações e procurar repetições na lista
  • 1.6. Estabelecer um sistema de organização para ganhar eficácia
  • 2. Eliminar, recusar e resistir para reforçar a disciplina
  • 2.1. A prática de triagem e armazenamento físico ou virtual
  • 2.2. Escolha de estratégia adequada para o perfil: não-tech, high-tech ou mista
  • 2.3. Conhecer e escolher ferramentas eficazes e adaptar
  • 2.4. Estabelecer um sistema eficaz de gestão de e-mails, telefone e internet
  • 2.5. Identificar repetições para promover a automação e planeamento
  • 2.6. A gestão do tempo e a gestão das prioridades
  • 3. Como conhecer os ladrões do tempo
  • 3.1. Saber analisar o tempo dedicado a cada tipo de tarefa durante o dia
  • 3.2. Como perceber os desequilíbrios temporais e corrigi-los
  • 3.3. Planificar os objetivos da equipa
  • 3.4. Definição das prioridades: importante vs urgente
  • 3.5. A organização do horário pessoal
  • 4. Reparar as perdas de tempo e hierarquizar as prioridades
  • 4.1. Fazer frente às urgências, ultrapassar os imprevistos, realizar várias tarefas ao mesmo tempo, respe
  • 4.2. Ganhar tempo através da delegação, saber dizer não e manter o controlo da sua agenda
  • 4.3. As estratégias para controlar e gerir o stress
  • 5. Competências de assertividade que reduzem o stress
  • 5.1. Como gerir a pressão de forma estratégica
  • 5.2. Aprender a lidar com o stress
  • 5.3. Os efeitos do stress em ambiente multitasking
  • 5.4. Plano de ação pessoal: formalização de um plano de ação para implementar no seu sistema organizacion

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Em todo o território nacional
A definir

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Coordenador/a Científico/a

A definir

Formadores/as

A definir

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Em todo o território nacional

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.