Comunicação Escrita – Redação de Documentos Profissionais

DURAÇÃO: 21H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

No contexto da organização empresarial e burocrática, as relações sociais dão especial relevo às conveniências que preservam a integridade organizacional, cabendo à linguagem o papel de instrumento de trabalho necessário para o cumprimento de tarefas e a manutenção da ordem institucional. Deve-se considerar que a comunicação escrita é, antes de tudo, uma forma de comunicação interpessoal. Nesse sentido, retoricamente, ela preserva algumas das características interativas da conversação, destacando que a comunicação escrita, nada mais é do que uma conversa entre pessoas que estão distantes fisicamente. Não é só o meio que usamos para comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.

Destinatários|as

 

Objetivos Gerais

Identificar aspetos base para a construção de um texto

Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
Redigir textos profissionais para desencadear a ação

Conteúdos Programáticos

  • 1. Identificar os aspectos base para a construção de um texto
  • 1.1. O destinatário e as suas características
  • 1.2. Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
  • 1.3. A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
  • 1.4. O texto como ato de comunicação
  • 2. Estruturar o pensamento
  • 2.1. Determinar as ideias-chave
  • 2.2. Distinguir o essencial do acessório
  • 2.3. Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave
  • 3. Estruturar o Texto
  • 3.1. Estruturar e organizar o texto
  • 3.2. Encadear as ideias
  • 3.3. As sínteses, os assuntos e os títulos
  • 3.4. Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
  • 3.5. Definir as especificidades dos vários textos
  • 3.6. E-mail
  • 3.7. Textos curtos (carta)
  • 3.8. Textos longos (estudos, relatórios)
  • 4. Redigir Textos Profissionais para Desencadear a ação
  • 4.1. Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
  • 4.2. Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
  • 4.3. Identificar os fatores de eficácia de um texto
  • 4.4. Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
  • 4.5. Utilizar a linguagem adequada
  • 4.6. Informalidade e respeito

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Matosinhos
A definir

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Coordenador/a Científico/a

Mariza Moreira

Formadores/as

A definir

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Matosinhos

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.