Portfolio de Avaliação em Educação de Infância

DURAÇÃO: 12H 

MODALIDADE

Eventos

Apresentação

De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar – OCEPE (2016), do Ministério da Educação, o Portfolio pode e deve ser utilizado como instrumento de registo do progresso da observação de cada criança. É com base neste documento individual, construído com a participação da criança, que se realiza uma avaliação para a aprendizagem e não apenas das aprendizagens adquiridas.

Destinatários|as

Educadores de Infância

Objetivos Gerais

No final da sessão, os formandos deverão ser capazes de:
- Explicitar a importância da construção do Portfólio na Educação de Infância tendo em vista a melhoria da resposta educativa: na prática pedagógica; na criação de ambientes inclusivos; e no respeito pelos direitos da criança;
- Compreender a organização da ação pedagógica, desde uma abordagem integrada e holística, recorrendo ao ciclo metodológico de Observação/Registo-Planeamento-Avaliação/Reflexão como facilitador da construção de Portfólios individuais de avaliação da criança;
- Enunciar e desenvolver os principais componentes de um Portfólio de Avaliação Individual, tendo como base a participação da criança-ator social, a articulação das diferentes Áreas de Conteúdo(OCEPE) e os resultados de diferentes modalidades de Observação e Registo.

Conteúdos Programáticos

  • 1. Qualidade e ética da resposta educativa
  • 1.1. A prática pedagógica (autorreflexão, colaboração entre profissionais e com outros profissionais e se
  • 1.2. Na criação de ambientes inclusivos (crianças, pais/famílias e comunidades);
  • 1.3. No respeito pelos direitos da criança (agência, competência e participação);
  • 1.4. Exercícios práticos com base em role-play/cenários simulados
  • 2. O processo holístico do desenvolvimento e da aprendizagem da criança
  • 2.1. Articulação entre áreas de desenvolvimento e aprendizagem assentando no reconhecimento de que o brin
  • 2.2. Estimular o brincar respeitando, ou sem se sobrepor, às iniciativas das crianças.
  • 2.3. Materiais que estimulam o brincar e intenções educativas que presidem à organização dos materiais, d
  • 2.4. Projetos de aprendizagem que articulam diferentes Áreas de Conteúdo a partir dos interesses das cria
  • 2.5. Exercícios práticos a partir das Áreas de Conteúdo (OCEPE): Formação Pessoal e Social; Conhecimento
  • 3. O papel do Portfólio no ciclo metodológico de Avaliação
  • 3.1. Modalidades de Observação, Registo, Planeamento – recolha de evidências;
  • 3.2. Avaliação, Reflexão, (Re) Planeamento – leitura(s) do progresso individual e de grupo;
  • 3.3. Como se articulam as diferentes Áreas de Conteúdo e como pode o educador situar cada criança na sua
  • 3.4. Exercícios práticos com base na observação de vídeos ou reportagens on-line e/ou outros programas te
  • 4. Construção e organização de um Portfólio de Avaliação
  • 4.1. Exercício prático de construção da estrutura de um portfólio de avaliação individual, com base nos c
  • 4.2. As diferentes etapas e elementos de um Portfólio de Avaliação;
  • 4.3. A seleção e organização das evidências: produções das crianças, elementos de registo, dados da obser

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Online
Mariza Moreira
Marlene Barra

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Coordenador/a Científico/a

Mariza Moreira

Formadores/as

Marlene Barra

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Online

Requisitos mínimos de participação

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.