Comunicar em público

DURAÇÃO: 21H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

Num mundo cada vez mais global, a comunicação é um elemento crucial para o sucesso, havendo a necessidade imperiosa de nos relacionarmos com o mundo, quer essas relações sejam de carácter pessoal e/ ou profissional. Perante esta necessidade, é fundamental que cada um domine conscientemente a sua voz, a sua expressividade vocal e corporal, de forma a que a sua performatividade enquanto falante seja assertiva e clara.

Destinatários|as

Público em geral

Objectivos Gerais

Conseguir expor-se publicamente recorrendo a exercícios de improvisação teatral, perdendo cada vez mais o medo e o pânico de falar em público

Conteúdos Programáticos

  • 1. Respiração e aquecimento vocal
  • 1.1. Respiração abdominal
  • 1.2. Descontração corporal com incidência na língua e maxilar
  • 1.3. Exercícios respiratórios
  • 1.4. Aquecimento vocal
  • 1.5. Vocalizos diversos
  • 1.6. Tessitura vocal mais confortável para cada falante
  • 1.7. Noções básicas do aparelho fonador
  • 1.8. A respiração como controle do nervosismo e lugar de concentração
  • 1.9. Cuidados a ter com a voz
  • 2. Dicção e débito textual
  • 2.1. As consoantes e as vogais do português europeu
  • 2.2. Saber terminar cada frase de um discurso sem deixar cair os finais das palavras
  • 2.3. Proferir cada palavra na íntegra, sem elidir nenhuma sílaba
  • 2.4. Trabalhar o ritmo de um texto, permitindo ao destinatário que tenha tempo para apreender a mensagem
  • 2.5. A pausa e o silêncio como marcos fundamentais de um discurso
  • 2.6. Ler e interpretar vários discursos políticos e literários, com o objetivo de treinar modulações voc
  • 2.7. Organizar o discurso de acordo com uma análise textual prévia, sintetizando os pontos marcantes de c
  • 2.8. Analisar performances marcantes de discursos públicos proferidos ao longo da história
  • 3. Expressão corporal
  • 3.1. Aquecimento corporal
  • 3.2. Atribuição de significado a gestos e posturas
  • 3.3. Equilíbrio
  • 3.4. Confiança
  • 3.5. Limites da expressividade: da apatia ao grotesco
  • 3.6. Memória e consciência corporais
  • 4. Interpretação e emoção
  • 4.1. Ter claros os objetivos de cada momento de comunicação
  • 4.2. A memória como ferramenta fulcral para domínio de um texto
  • 4.3. Optar por um ponto de vista aquando da verbalização de um discurso
  • 4.4. Dominar as emoções
  • 4.5. Usar as emoções para enriquecer a mensagem que se pretende passar
  • 4.6. Ter consciência da interação da emoção com a nossa expressão vocal e corporal
  • 4.7. Trabalhar diversos textos, tendo consciência de como o modo e a forma afetam e alteram aquilo que se

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Aveiro
  • Guimarães
  • Lisboa
  • Ovar

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 6º ano (concluído)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Coordenador/a Científico/a

Mariza Moreira

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Aveiro
  • Guimarães
  • Lisboa
  • Ovar

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 6º ano (concluído)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.