Formação Pedagógica Inicial de Formadores

DURAÇÃO: 90H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores constitui-se como uma mais-valia no aproveitamento das qualificações dos profissionais das diferentes áreas. Este curso visa adquirir competências ao nível das metodologias e processos pedagógicos, no âmbito da formação profissional, que possibilitem o acesso à certificação de aptidão profissional como Formador.

Destinatários|as

Todos os profissionais que pretendam obter o Certificado de Competências Pedagógicas e aprofundar os seus conhecimentos na área pedagógica.
Pré-requisitos:
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- deve ter uma qualificação de nível superior;
- em componentes, unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, o formador pode ter uma qualificação de nível igual ao nível de saída dos formandos, desde que tenha uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos;
- não pode ter qualificações inferiores ao 6º ano de escolaridade.
escolaridade.

Objectivos Gerais

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. na gestão e coordenação de formação;
3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Conteúdos Programáticos

  • 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
  • 1.1. Formador: Contextos de Intervenção (6h)
  • 1.2. Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h)
  • 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
  • 2.1. Preparação e Concretização das Simulações (4h)
  • 2.2. Análise e Projeto de Melhoria (6h)
  • 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
  • 3.1. Comunicação e Comportamento Relacional (6h)
  • 3.2. Diversidade no Contexto de Formação (4h)
  • 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
  • 4.1. Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h)
  • 4.2. Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h)
  • 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
  • 5.1. Competências e Objetivos Operacionais (4h)
  • 5.2. Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h)
  • 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
  • 6.1. Exploração de Recursos Didáticos (4h)
  • 6.2. Construção de Apresentações Multimédia (6h)
  • 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
  • 7.1. Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h)
  • 7.2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h)
  • 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
  • 8.1. Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h)
  • 8.2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h)
  • 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL
  • 9.1. Preparação e Concretização das Simulações (4h)
  • 9.2. Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h)

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães
A definir

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Formadores/as

A definir

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 9º Ano (completo)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.