Código de Ética e Boa Conduta

DURAÇÃO: 12H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

No quadro da responsabilidade social e da crescente sensibilização das organizações para a importância de um comportamento ético e transparente, o código de ética surge como um instrumento chave de operacionalização deste conceito. Através deste instrumento as organizações estabelecem objectivos gerais de carácter ético que pretendem alcançar, interna e externamente, tendo por base as diferentes partes interessadas. Ou seja, o código de ética é constituído pelo sistema de valores e compromissos da organização, assumidos pelas pessoas enquanto membros da mesma. Desta forma, este instrumento constitui-se como um referencial privilegiado na resolução de questões éticas nas organizações, garantindo a conformidade deste com as práticas legais a que está sujeita.

Destinatários|as

Diretores de RU, Diretores de qualidade, técnicos de RH que pretendam desenvolver um instrumento de regulação ética e boas práticas nas suas organizações.

Objectivos Gerais

Compreender e desenvolver um código de ética e boa conduta que sirva de instrumento de suporte ao desempenho ético das organizações.

Conteúdos Programáticos

  • 1. Código de ética e boa conduta
  • 1.1. · Enquadramento
  • 1.2. Normativos legais
  • 2. Planeamento do ódigo de ética e boa conduta
  • 2.1. Compromisso da Gestão de topo
  • 2.2. Comunicação interna
  • 2.3. Definição (ou revisão) da visão, missão e valores da organização
  • 2.4. Identificação e auscultação das partes interessadas
  • 2.5. Identificação de dilemas e situações problema
  • 3. Definição e elaboração do Código de Ética e Boa Conduta
  • 3.1. Definição do âmbito
  • 3.2. Relação com a visão, missão e valores
  • 3.3. Definição dos compromissos e atitudes
  • 3.4. Resolução de dilemas e situações-problema
  • 3.5. Criação de um mecanismo de recepção de preocupações/situações-problema/
  • 3.6. denúncias
  • 4. A implementação do Código na Empresa
  • 4.1. A importância da comunicação interna
  • 4.2. Sensibilização e formação
  • 4.3. Aceitação do Código de Ética
  • 4.4. Comunicação externa
  • 5. Avaliação e melhoria contínua
  • 5.1. Definição de métricas para o desempenho ético nas organizações
  • 5.2. Definição de sistemas de auditoria e controlo
  • 5.3. Recolha, registo e tratamento de preocupações/situações-problema/denúncias
  • 5.4. Revisão pela gestão
  • 5.5. Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães
  • Lisboa

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Frequência Universitária

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Guimarães
  • Lisboa

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Frequência Universitária

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.