Integração sensorial: intervenção em NEE

DURAÇÃO: 25H 

MODALIDADE

Presencial

Apresentação


A integração sensorial enquanto abordagem facilitadora do desenvolvimento permite uma resposta diferenciada para crianças com necessidades educativas especiais. Com esta formação pretender-se capacitar os docentes para reconhecer e intervir diante de sinais de dificuldades no processamento sensorial.

Destinatários|as

Licenciatura em educação de infância.

Objetivos Gerais

Com esta formação pretender-se capacitar os docentes para reconhecer e intervir diante de sinais de dificuldades no processamento sensorial.

Conteúdos Programáticos

  • 1. Integração sensorial: Introdução e conceitos fundamentais
  • 1.1. Processamento sensorial
  • 1.2. Sistemas sensoriais
  • 1.3. Desenvolvimento infantil e a integração sensorial nos primeiros anos de vida
  • 1.4. Desenvolvimento emocional e social vs. integração sensorial
  • 1.5. Níveis do desenvolvimento da integração sensorial
  • 1.6. Sinais de disfunção dos sistemas sensoriais
  • 2. Integração sensorial: intervenção em creche e pré-escolar
  • 2.1. Integração sensorial em bebés, 0 aos 3 anos de idade
  • 2.2. identificação das características dos diferentes materiais sensoriais
  • 2.3. diferentes abordagens na utilização dos materiais sensoriais
  • 2.4. identificação dos principais comportamentos dos bebés de acordo com os estímulos sensoriais
  • 2.5. desenvolver atividades em contexto educativo com estímulos sensoriais organizadores
  • 2.6. Integração sensorial em idade pré-escolar, dos 3 aos 6 anos de idade
  • 2.7. Identificação das características dos diferentes materiais sensoriais
  • 2.8. diferentes abordagens na utilização dos materiais sensoriais
  • 2.9. identificação dos principais comportamentos das crianças de acordo com os estímulos sensoriais
  • 2.10. desenvolver atividades em contexto educativo com estímulos sensoriais organizadores
  • 3. Integração sensorial: estratégias de dinamização em grande grupo
  • 3.1. Dinamização de uma atividade com crianças que envolva competências sensório-motoras
  • 3.2. implementação de estratégias sensoriais de acordo com:
  • 3.3. processamento sensorial;
  • 3.4. desenvolvimento das competências motoras finas;
  • 3.5. planeamento motor.

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Póvoa de Varzim
Mariza Moreira

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Licenciatura (concluída)

Situação profissional: (a sua situação profissional tem de estar de acordo com uma das abaixo)

Trabalhador por conta de outrem

Trabalhador independente / conta própria

Desempregado

À procura do primeiro emprego

Funcionário público

Coordenador/a Científico/a

Mariza Moreira

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Póvoa de Varzim

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: Licenciatura (concluída)

Situação profissional: (a sua situação profissional tem de estar de acordo com uma das abaixo)

Trabalhador por conta de outrem

Trabalhador independente / conta própria

Desempregado

À procura do primeiro emprego

Funcionário público