As STEAM no 1º ciclo do Ensino Básico

DURAÇÃO: 50H 

MODALIDADE

#GoDigital Training (Online)

Apresentação

A Educação STEAM é uma abordagem integradora da aprendizagem, focada em 5 disciplinas fundamentais: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A capacidade de resolver problemas é o ponto central na aprendizagem das STEAM, numa perspetiva interdisciplinar e de Educação para a Cidadania.

A aprendizagem deve ser assente em experiências significativas. É, assim importante que os professores partam do que as crianças já sabem, tenha em conta as suas experiências anteriores e aproveitem as oportunidades que ocorrem naturalmente, no seu dia a dia, considerando que a aprendizagem mais significativa resulta das experiências e materiais que lhes interessam e, sobretudo, que as levem a refletir sobre o que fizeram, como fizeram e porque o fizeram. Só desta forma se alavanca o conhecimento da matemática e das ciências desde a mais tenra idade.

Destinatários|as

Professores do 1º ciclo

Objetivos Gerais

Esta formação pretende levar os professores a tomar consciência da necessidade de:
usarem a as ciências experimentais e a matemática significativamente;
usarem as situações problemáticas como forma de abordagem para investigar, descobrir, conectar, criar e refletir;
formularem situações problemáticas a partir de situações do quotidiano;
aplicarem estratégias diversificadas para desenvolverem às áreas de conhecimento do 1º ciclo

Conteúdos Programáticos

  • 1. Integração da abordagem STEAM no 1º ciclo
  • 2. Desafios educativos para as Ciências Experimentais
  • 2.1. Execução experimental em STEAM e aplicação do método científico
  • 2.2. Planificação e execução de atividades;
  • 3. Desafios Educativos para as ciências experimentais: Engenharia
  • 3.1. Abordagem à metodologia de trabalho em Engenharia
  • 3.2. Design em Engenharia
  • 3.3. Planificação e execução de atividades
  • 4. Integração da Robótica e do Pensamento Computacional no plano curricular do 1º ciclo
  • 4.1. Introdução ao Pensamento Computacional
  • 4.2. Introdução à Robótica
  • 4.3. Casos práticos de integração da Robótica no plano curricular
  • 4.4. Planificação e execução de atividades;
  • 5. "Por onde anda a matemática?... Desafios do quotidiano"
  • 5.1. A matemática dos números
  • 6. Números e operações
  • 6.1. sentido do número;
  • 6.2. cálculo mental;
  • 6.3. sistema de numeração decimal posicional;
  • 6.4. racionais;
  • 6.5. operações, com a abordagem de diferentes algoritmos;
  • 6.6. pensamento algébrico.
  • 7. Organização e tratamento de dados
  • 7.1. organização cartesiana;
  • 7.2. tabelas e gráficos.
  • 8. Arte e Matemática
  • 9. Geometria e medida
  • 9.1. orientação espacial;
  • 9.2. relações espaciais;
  • 9.3. transformações geométricas;
  • 9.4. raciocínio espacial.

Outras Informações

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Póvoa de Varzim
Mariza Moreira
Manuel Martins

Coordenador/a Científico/a

Mariza Moreira

Formadores/as

Manuel Martins

Preço

Sob orçamento

Localidades

Este curso pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Póvoa de Varzim