A ISO 9001 e o Pensamento Baseado no Risco na Administração Pública

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Formação à medida – disponível para entidades

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091ED/ISO

Description

A certificação ISO, baseada no referencial 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, constitui a referência internacional para a implementação da Gestão da Qualidade nas organizações, independentemente da sua dimensão e do sector de atividade. Concretamente na Administração Pública, a utilização desta ferramenta de gestão é uma realidade sendo a certificação encarada como uma verdadeira oportunidade. Este normativo, altamente focalizado num cliente, cada vez mais exigente e informado, pode ser implementado apenas num serviço, numa unidade orgânica ou na organização no seu todo. O conhecimento sobre as abordagens da norma, nomeadamente O Pensamento Baseado no Risco, é fundamental para uma efetiva melhoria do desempenho das entidades públicas. Aprofundar tal conhecimento e adaptá-lo à realidade organizacional permitirá a estas entidades, não só, corrigir erros, reduzir custos e ineficiências, mas também, a capacidade de se ajustarem às ameaças e oportunidades que enfrentam.

Objetivos Gerais
O presente curso visa a transmissão de conhecimentos, bem como, a aquisição de competências técnicas para a conceção, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública.
Objetivos Especificos
- Finalidades de um Sistema de Gestão da Qualidade;
- Vantagens da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Evolução das normas da Família ISO 9000;
- A estrutura de alto nível Anexo SL e suas vantagens para a integração entre sistemas de gestão;
- A estrutura da Norma ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos;
- Fundamentos, conceitos e princípios dos sistemas de gestão da qualidade;
- Abordagens de Gestão presentes na ISO 9001:2015 - O Pensamento Baseado no Risco;
- Relação entre a ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 - Gestão do risco - Princípios e linhas de orientação);
- Conceção e implementação de um modelo de Gestão da Qualidade;
- Monitorização ao Sistema de Gestão da Qualidade.
Programa
1. A Gestão da Qualidade:
1.1. Gestão da Qualidade – Finalidades e vantagens;
1.2. Evolução das normas da Família ISO 9000;
1.3. A estrutura de alto nível Anexo SL – vantagens para a integração entre sistemas de gestão;
1.4. Síntese das alterações para a NP ISO 9001:2015 (conceitos e terminologia);
1.5. Modelo de Gestão da Qualidade previsto na NP ISO 9001:2015;
1.6. - Estrutura da norma;
1.7. - Fundamentos, conceitos, princípios;
1.8. - Abordagens (Ciclo PDCA, Abordagem por processos e Pensamento Baseado no Risco);
1.9. - Relação entre a NP ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco.

2. O Sistema de Gestão da Qualidade no contexto da Administração Pública:
2.1. Requisitos da NP ISO 9001:2015;
2.2. Contexto da organização;
2.3. Liderança;
2.4. Planeamento;
2.5. Suporte;
2.6. Operacionalização;
2.7. Avaliação do desempenho;
2.8. Melhoria;
2.9. Aplicabilidade da NP ISO 9001:2015 aos serviços da Administração Pública com exercícios, dinamização;
2.10. Teste de Avaliação;
2.11. Inquérito de Avaliação de Satisfação.
Destinatários/as
Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos e Assistentes Técnicos da Administração Pública. Responsáveis pela implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, Gestores de Processos, gestores da Qualidade e outras funções de gestão na organização. Todos os interessados nas matérias objeto da formação.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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