Avaliação de Desempenho na Ótica das Competências

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

133ED/ADOC

Description

A Avaliação de Competências é uma exigência legal prevista no Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho dos trabalhadores da Administração Pública Central e Local (SIADAP 3), conforme Lei 66B/ 2007 de 28 Dezembro artº 4, lei 55A/2013 31 de dezembro, artº 80 e Portaria 359/2013 de 13 de dezembro.

Pretende-se com esta formação facilitar o desenvolvimento de conhecimentos e práticas necessários para a realização de uma avaliação do desempenho capaz de resistir aos efeitos da subjetividade e baseada na monitorização do desempenho, através da observação e do registo de informação relativa às competências inerentes à função.

Esta observação foca-se na análise dos indicadores comportamentais, de modo a gerar uma classificação do desempenho do trabalhador, de acordo com os pressupostos definidos na lei.

Objetivos Gerais
Desenvolver competências no âmbito da Avaliação de Competências, enquanto Procedimento obrigatório de avaliação de desempenho previsto no SIADAP 3
Objetivos Especificos
Reconhecer a importância do SIADAP 3 através da identificação e conceção de instrumentos de medida que permitem gerar a classificação final do avaliado.

A partir de um exemplo dado, os participantes deverão ser capazes de identificar as fases e os procedimentos a adotar para a implementação de um modelo que permita a avaliação das competências no âmbito do SIADAP 3
Programa
1. O modelo de competências na Administração Pública e a avaliação de desempenho

2. Papel do avaliador

3. Causas e redução da subjetividade

4. Vantagens de uma avaliação centrada nas competências

5. Componentes de uma competência

6. Identificação, definição e descrição de competências

7. Modelo para a avaliação de competências: caracterização das suas fases e procedimentos
Destinatários/as
Dirigentes em cargos de Direção Superior, Dirigentes em cargos de Direção Intermédia
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos