Coaching para o Alto Desempenho

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PED/CAD

Description

Num ambiente marcado pelas constantes mudanças no contexto organizacional, impulsionadas pelo avanço tecnológico, pressão por inovação e eficiência, crises políticas e financeiras, exigências ao nível da capacidade global, o foco da transformação está nas pessoas e no seu talento e desempenho.
Para acompanhar tamanha complexidade, as organizações procuram nos líderes a tarefa de gerir equipes que garantam agilidade nos processos, mantendo a efetividade.
Sabe-se que são as pessoas que concretizam os objetivos empresariais, com isso, o capital intelectual precisa ser conduzido de forma a alcançar a excelência em liderança, equipes e desempenho.
Por muito tempo a liderança foi definida como uma questão de resultado, hoje a liderança tem um conceito de “bem maior”. Liderar passou a analisar o que é melhor para todos, conquistas que beneficiam ambas as partes, ou seja, o líder preocupa-se não só com o alcance das metas, mas também com o desenvolvimento e satisfação das pessoas da sua equipa.
Os indivíduos são tão importantes quanto o desempenho da organização.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas de suporte à atividade de Coaching com o intuito de potenciar o desenvolvimento dos seus colaboradores e das equipas.
Objetivos Especificos
Desenvolver o processo de auto-conhecimento e de transformação pessoal;
Aprofundar a escuta ativa e a comunicação eficaz;
Elevar o nível de auto reflexão positiva e auto responsabilização;
Potenciar o relacionamento interpessoal;
Promover a liderança pessoal e a liderança de equipas;
Dominar o processo de coaching;
Conhecer modelos de coaching e aplicar técnicas de coaching;
Aplicação de técnicas de PNL – Programação Neurolinguística;
Aplicar algumas técnicas de autocontrolo e gestão da inteligência emocional.
Programa
1. Coaching, Liderança e Alto Desempenho
1.1 Coaching: níveis de aprendizagem e mudança, fases de aprendizagem, competências críticas do processo de coaching
1.2 O Coach: Responsabilidades e interacção com o Coachee
1.3 Coaching e Alto Desempenho: benefícios do coaching
1.4 Auto – responsabilização e liderança pessoal
2. Praticar o coaching
2.1 Modelos do processo de coaching
2.2 Técnicas para desenvolvimento do processo de coaching
3. Aplicações práticas
3.1 Coaching e Programação Neurolinguística
3.2 Gestão emocional na liderança
3.3 A Gestão pessoal de conflitos
3.4 Desenvolvimento de comunicação eficaz e relacionamento interpessoal
3.5 Gestão de conflitos na equipa – coaching e empowerment de equipas
4. Projeto de Coaching (implementação de objetivos e metas para a ação)
Destinatários/as
Lideres de Equipas, Gestores de Equipas, Chefias com responsabilidade na liderança e coordenação de pessoas, Candidatos a Lideres/Coordenadores de Equipas, Gestores e Quadros de Empresas,formadores, Docentes
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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Testemunhos