Comunicação Estratégica em Entidades Públicas

António Edmundo Ribeiro

210.00

04 de abril 2024 17 de dezembro 2024
Limpar
224ED/CEEP

Description

A gestão eficaz da comunicação é um pilar fundamental para o êxito das organizações, especialmente para as lideranças de topo na administração pública.
O Curso de Comunicação Estratégica em Entidades Públicas é uma oportunidade crucial para fortalecer e aprimorar as competências dessas lideranças. Um plano de comunicação bem estruturado e implementado desempenha um papel vital no alinhamento das equipas e na obtenção de resultados satisfatórios, sendo ainda mais essencial em períodos de mudança organizacional.

Neste contexto, é imprescindível que os dirigentes tenham as competências necessárias para identificar os elementos-chave da gestão da comunicação, utilizando as ferramentas adequadas e avaliando a eficácia das estratégias implementadas.

Objetivos Gerais
O objetivo central deste curso é dotar os participantes de conhecimentos e habilidades essenciais para uma comunicação estratégica bem-sucedida no âmbito das entidades públicas, identificando os elementos da gestão da comunicação e os modelos de gestão e fluxos de comunicação nas organizações, e conhecendo as ferramentas e as técnicas na gestão do processo comunicacional.
Objetivos Especificos
- Identificar os elementos-chave da gestão da comunicação nas organizações: processos, ferramentas e técnicas utilizadas para promover uma comunicação eficaz dentro das organizações
- Explorar os diferentes modelos de gestão da comunicação e compreender como os fluxos de comunicação são estabelecidos e gerenciados dentro das organizações
- Conhecer as diversas ferramentas e técnicas disponíveis para facilitar e aprimorar o processo de comunicação organizacional, incluindo estratégias de comunicação interna e externa
- Analisar o papel da comunicação na gestão eficaz de processos de mudança organizacional, identificando estratégias e abordagens adequadas para comunicar efetivamente durante períodos de transformação
- Elaborar um plano comunicacional considerando objetivos, público-alvo, mensagens-chave, canais de comunicação e avaliação de resultados
- Avaliar a eficácia da estratégia de comunicação
Programa
1. Elementos fundamentais na gestão da comunicação
2. Modelos e Estratégias de Comunicação nas organizações
3. Gestão da comunicação em processos de mudança
4. O Plano comunicacional
5. Avaliação da Eficácia da Estratégia de Comunicação
Destinatários/as
Os destinatários desta ação são Chefias de Topo, Chefes de Divisão, responsáveis pela comunicação institucional interna e externa da organização, especialmente aqueles que desejam melhorar o clima organizacional, mobilizar equipas e alcançar resultados bem-sucedidos através de uma comunicação institucional eficaz.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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Testemunhos