A Contabilidade de Gestão Segundo o SNC-AP 2022-2023

Sob Consulta

PED/CGSNC

Description

A aprovação do novo normativo contabilístico para as entidades do setor público, através do Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, e que se designa Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) introduz um conjunto de alterações que tem como objetivo aproximar o referido normativo das normas internacionais de contabilidade para o setor público designadas, International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). Desta forma o SNC-AP incorpora uma filosofia divergente e um conjunto profundo de alterações ao anterior normativo – Plano Oficial de Contabilidade Pública e demais planos setoriais. Face a tais alterações, está criada uma necessidade de formação para os diversos profissionais que de forma mais ou menos direta exercem a sua profissão no âmbito dos serviços de contabilidade e financeiros de entidades públicas.
Sendo a contabilidade de gestão essencial para a tomada de decisões dos gestores públicos, o referido curso pretende dotar os participantes de capacidades de compreensão sobre as necessidades da contabilidade de gestão, a forma como as entidades públicas poderão preparar a contabilidade de gestão, fornecendo conceitos e casos práticos sobre diversas realidades da Administração Pública.

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo proporcionar melhor conhecimento sobre a contabilidade de gestão prevista no SNC-AP, segundo a norma de contabilidade pública 27, e segundo o previsto no manual de implementação do SNC-AP.
Objetivos Especificos
Compreender os objetivos e o âmbito da Norma de Contabilidade Pública 27 (NCP27) no contexto do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).
Identificar e aplicar as características qualitativas da informação contábil no âmbito da contabilidade de gestão no setor público.
Dominar os critérios de afetação e imputação dos gastos indiretos, considerando as especificidades das entidades públicas sujeitas ao SNC-AP.
Explorar e aplicar o sistema de custeio baseado em atividades (ABC) na contabilidade de gestão no setor público, visando uma melhor alocação dos recursos e uma gestão mais eficiente.
Compreender as divulgações necessárias e as informações exigidas pela NCP27 no contexto da contabilidade de gestão no setor público.
Analisar casos práticos relacionados à contabilidade de gestão no setor público, considerando as diferentes realidades da Administração Pública e aplicando os conhecimentos adquiridos no curso.
Adquirir competências para auxiliar na preparação e implementação da contabilidade de gestão segundo as exigências do SNC-AP no âmbito das entidades públicas.
Desenvolver uma visão abrangente e atualizada da contabilidade de gestão no setor público, considerando as mudanças e atualizações previstas para o período de 2022-2023.
Programa
1. A contabilidade de gestão segundo o SNC-AP 2022-2023
Introdução
Objetivos e âmbito da NCP27
Definições
Características qualitativas da informação
Gastos indiretos - critérios de afetação e imputação
Sistema ABC (activity-based costing)
Divulgações
Classe 9
Casos práticos
Destinatários/as
Responsáveis e técnicos afetos à contabilidade das entidades públicas, sujeitas ao SNC-AP e consultores de entidades públicas e outros profissionais de contabilidade.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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