E-Formador

Manuel Martins

100.00

01 de julho 2024 01 de setembro 2024 01 de novembro 2024
Limpar
067ED/eFormador

Description

O ensino à distância tem ocupado um espaço crescente na prática dos formadores certificados. A experiência das salas de formação precisa agora de se adaptar aos novos contextos digitais, aos novos recursos pedagógicos e dinâmicas de grupo e avaliação da aprendizagem. A partir da plataforma Moodle, dispõe de todas as ferramentas para adquirir as competências necessárias para o curso de E-Formador, podendo interagir sempre com o responsável pelo curso. A duração do curso é 60 horas totalmente em e-Learning (formação a distância).

Objetivos Gerais
O Curso Formação de E-Formadores, pretende capacitar os E-Formandos para conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning, promovendo o envolvimento, motivação, aprendizagem e criatividade por parte dos E-formandos.
Objetivos Especificos
Analisar os principais regulamentos e normativos aplicáveis à atividade do E-Formador no contexto do Sistema Nacional de Qualificações;
Interpretar os princípios da formação a distância e das diferentes formas de organização da formação;
Refletir acerca das potencialidades pedagógicas e didáticas das tecnologias digitais na educação e formação;
Planear cursos e/ou unidades de formação online em função dos temas, das necessidades identificadas, das características dos destinatários e dos contextos de intervenção
Definir e desenhar modelos pedagógicos e didáticos para cursos de tipo "colaborativo" e/ou de "autoformação" (aprendizagem individualizada), ou contemplando outras estratégias pedagógicas identificáveis e didaticamente adequadas às tecnologias utilizadas;
Estruturar, alojar e gerir cursos e/ou unidades de formação em plataformas digitais de aprendizagem;
Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos ("colaborativo", "individualizado" ou outro);
Planear e implementar estratégias de dinamização de indivíduos e grupos de aprendizagem online;
Desenhar e implementar atividades para diferentes modelos de formação e design pedagógicos;
Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online;
Conceber e avaliar instrumentos de apoio à aprendizagem dos formandos.
Programa
1. Introdução ao curso e ao ambiente online
1.1. Abertura e Integração no Curso
1.2. Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa Moodle

2. Processos e Estratégias de Aprendizagem
2.1. Processos e Estilos de Aprendizagem
2.2. Aprendizagem Colaborativa

3. Comunidades Virtuais e Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
3.1. Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
3.2. Tutoria, Moderação e Comunidades Virtuais de Aprendizagem

4. Design de Cursos de Formação Online
4.1. Planeamento e Produção de um Módulo de Formação à Distância
4.2. Acompanhamento e Avaliação das Formação à Distância

5. Orientação e Planeamento de um Projeto de Módulo a Distância

6. Conceção e Produção de Recursos para Formação a Distância
6.1. Estratégias para conceção de RTP
6.2. Conceção e Produção de Recursos

7. Conceção de e-curso
7.1. Conceção e desenvolvimento do projeto prático
7.2. Apresentação do projeto e avaliação
Destinatários/as
Considera-se como público-alvo prioritário do Curso Professores, Formadores, Gestores de Formação, Coordenadores de Formação, Técnicos de Formação, Psicólogos e outros profissionais interessados, que pretendam desenvolver Cursos em regime ensino à distância, independentemente da sua área de formação ou prática profissional.
Pré-Requisitos
Ser detentor de CCP ou certificado de competências pedagógicas
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle da Incurso- Consultoria e Formação Profissional, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. No final de cada Módulo e no final do Curso, o Formador disponibiliza aos Formandos e-atividades (e-actividades Formativas e e-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Métodos de Avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos