Ergonomia e Movimentação Manual de Cargas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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182/MMC

Description

A movimentação manual de cargas é uma das tarefas que mais acidentes de trabalho provoca. A ocorrência destes acidentes é consequência de movimentos incorretos ou esforços físicos exagerado. É assim importante conhecer algumas medidas de prevenção destes acidentes, bem como técnicas corretas de movimentação de cargas.

Invista na segurança e bem-estar dos seus colaboradores, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre a movimentação manual de cargas. Garanta a prevenção de acidentes, reduza os riscos ocupacionais e promova um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo capacitar os participantes com conhecimentos sobre as melhores práticas relacionadas à movimentação manual de cargas, a fim de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Em concreto:

Conscientizar os participantes sobre a importância da movimentação manual de cargas de forma segura e ergonômica.
Dotar os participantes com conhecimentos e habilidades necessárias para realizar a movimentação manual de cargas de maneira adequada.
Reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais relacionados à movimentação manual de cargas.
Objetivos Especificos
- Compreender os fundamentos gerais de segurança, incluindo noções de perigo, risco, prevenção e proteção no contexto da movimentação manual de cargas.
- Adquirir conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, especialmente em relação à coluna vertebral e ao trabalho muscular, a fim de entender os riscos ergonômicos e as lesões associadas ao manuseio de cargas.
- Identificar as situações de risco envolvidas na movimentação manual de cargas, como as características da carga, o esforço físico necessário e as condições do ambiente de trabalho.
- Reconhecer as consequências resultantes da manipulação incorreta de cargas e compreender a importância de adotar medidas preventivas e protetivas.
- Aprender técnicas apropriadas de manuseamento manual de cargas, utilizar equipamentos de proteção adequados, conhecer os meios mecânicos auxiliares disponíveis e compreender a importância da sinalização.
- Familiarizar-se com exemplos de exercícios de relaxamento na ginástica laboral que podem ser aplicados para minimizar o impacto da movimentação manual de cargas no corpo.
Programa
1. Fundamentos Gerais de Segurança:
1. 1. Noção de perigo e risco;
1. 2. Noção de prevenção e proteção;
1. 3. Enquadramento normativo português da movimentação manual de cargas.

2. Noções básicas de Anatomia e Fisiologia:
2. 1. Coluna vertebral;
2. 2. Trabalho muscular (estático e dinâmico);
2. 3. Riscos Ergonómicos;
2. 4. Lesões músculo-esqueléticas associadas ao manuseamento manual de cargas.

3. Situações de Risco:
3. 1. Característica da carga (peso, forma, dimensão, conteúdo e posicionamento);
3. 2. Esforço físico necessário (torção ou flexão do tronco, movimentos bruscos e corpo em posição instável;
3. 3. Características do ambiente de trabalho (espaço livre, pavimento, temperatura e iluminação);
3. 4. Exigências da atividade (ritmo, duração e distância); Fatores individuais;
3. 5. Consequências resultantes da manipulação manual de cargas de forma incorreta;

4. Medidas de prevenção e proteção:
4. 1. Técnicas de manuseamento manual de cargas;
4. 2. Equipamentos de proteção;
4. 3. Meios mecânicos auxiliares;
4. 4. Sinalização;
4. 5. Ginástica Laboral (exemplos de exercícios de relaxamento).
Destinatários/as
Profissionais que, no exercício de suas funções, realizam a movimentação manual de cargas. Isso inclui trabalhadores de diversos setores, como logística, transporte, armazenamento, indústria, construção civil, entre outros, que estejam envolvidos na manipulação e transporte de materiais e mercadorias.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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