As Fases do SIADAP 3

Sob Consulta

PED/SIADAP3

Description

A gestão do desempenho dos trabalhadores da Administração Pública é um dos elementos chaves para permitir o alinhamento da estratégia do serviço e consequentemente para garantir os níveis de eficiência dos serviços e dos recursos humanos.
Este curso visa dotar os trabalhadores da Administração Pública de uma visão holística da gestão de desempenho, procurando dotar todos os intervenientes (do avaliado ao avaliador) dos conhecimentos e ferramentas essenciais ao bom desenrolar deste processo.

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo, dotar os formandos dos conhecimentos e competências que lhes permitam perceber e implementar eficazmente a avaliação de desempenho na Administração Pública. Conhecer aplicar as ferramentas essenciais ao sucesso da avaliação de desempenho.
Programa
1. O procedimento para avaliação dos trabalhadores – SIADAP 3

2. As fases do processo de avaliação

3. Os intervenientes no processo de avaliação

4. Os direitos e deveres do avaliador e do trabalhador

5. A definição de objetivos em cascata

5.1. Os objetivos estratégicos, operacionais e individuais e a sua articulação

6. Os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação

7. A monitorização dos desempenhos no âmbito dos resultados e das competências

8. A avaliação final e diferenciação de desempenho

9. A ponderação curricular

10. Os efeitos da Avaliação
Destinatários/as
Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, Assistentes Técnicos, Encarregados Operacionais, Avaliadores e Avaliados
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos