Gestão de Bem Estar no Trabalho

Sob Consulta

PED/GBE

Description

Tanto o quotidiano como as mudanças organizacionais frequentes nas organizações podem gerar situações de pressão para as pessoas envolvidas, gerando ansiedade e maior necessidade de adequação das suas estratégias de gestão de stress a nível profissional e pessoal.
Este contexto, poderá levar à inevitável sobrecarga de trabalho, gerando por vezes tensões inter e intrapessoais e podendo comprometer os objetivos definidos.
A comunicação desempenha, entre outras competências, um papel fundamental para evitar riscos e garantir a promoção de bem estar no trabalho.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de ferramentas simples e eficazes para, na prática, conseguirem gerir melhor o bem estar no seu dia-a-dia e encontram ferramentas de equilíbrio emocional.
Objetivos Especificos
Reconhecer quais são as motivações e valores que dão energia, bem-estar e promovem a autoliderança;
Conhecer quais os principais ladrões do tempo e do bem-estar e como os ultrapassar;
Identificar algumas técnicas para gerir o stress no dia-a-dia;
Estabelecer um plano para desenvolver formas de gerir melhor o tempo e o stress e obter maior bem-estar no trabalho.
Programa
1. O papel dos gestores de pessoas na gestão do stress e na promoção do bem-estar organizacionais
2. Conceitos: stress e bem-estar
4. O Stress
3.1. Modelos explicativos, fatores de risco, fontes de stress, causas, reações e consequências individuais e organizacionais
4. Estratégias de prevenção, mitigação e gestão do stress em contexto de trabalho
5. O Bem-estar: definição, modelos e fatores relevantes
6. Consequências individuais e organizacionais do bem-estar
7. Estratégias de promoção do bem-estar em contexto de trabalho
Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos Superiores e demais profissionais que pretendam usufruir e facilitar o bem estar no seu local de trabalho
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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Testemunhos