Gestão da Formação na Administração Pública

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150ED/GFAP

Description

A formação profissional é hoje entendida como um investimento no capital humano das organizações, com o objetivo de incrementar os níveis de eficiência, eficácia e qualidade.

Objetivos Gerais
O curso visa consolidar um conjunto de competências tendo em vista a eficácia da gestão de processos formativos. Os formandos ficarão aptos a planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.
Programa
1. Formação e desenvolvimento organizacional (2 h), 2. Enquadramento Legal da Formação (4 h), 3. Processo de diagnóstico das necessidades de formação (4 h), 4. Planeamento da Formação (5 h), 5. Gestão da formação (2 h), 6. Avaliação: Eficácia e Qualidade da Formação (4 h)
Destinatários/as
Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos, Formadores e outros profissionais que trabalham na área da Formação, Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação, outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios.
Pré-Requisitos
Outros Requisitos : Carta de Condução da categoria B / C ou D ; Titulo de Condução que habilite a conduzir veículos agrícolas
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos.
Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo.
Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais.
Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.

- No final do curso os formandos que obtiverem aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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