Gestão da Formação na Administração Pública

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Formação à medida – disponível para entidades

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150ED/GFAP

Description

A formação profissional é hoje entendida como um investimento no capital humano das organizações, com o objetivo de incrementar os níveis de eficiência, eficácia e qualidade.

Objetivos Gerais
O curso visa consolidar um conjunto de competências tendo em vista a eficácia da gestão de processos formativos. Os formandos ficarão aptos a planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.
Objetivos Especificos
- Conhecer o enquadramento institucional e jurídico da formação profissional;
- Enquadrar a formação na estratégia de gestão dos recursos humanos da organização;
- Identificar as etapas do ciclo de gestão da formação;
- Conceber e realizar um diagnóstico de necessidades de formação;
- Elaborar e organizar um plano de formação;
- Gerir a execução do plano de formação;
- Aplicar uma estratégia para a transferência dos conhecimentos na organização;
- Elaborar e aplicar instrumentos de recolha de dados para avaliação do plano de formação;
- Elaborar relatório de avaliação do plano de formação.
Programa
1. Formação e desenvolvimento organizacional:
1.1. Objetivos globais da formação/desenvolvimento;
1.2. O papel da formação como instrumento de gestão;
1.3. A qualidade total na formação – “as Organizações que aprendem”;
1.4. O ciclo formativo;
1.5. Figuras profissionais inerentes à Gestão da Formação: definição e papéis.

2. Enquadramento Legal da Formação:
2.1. Obrigatoriedade legal;
2.2. Enquadramento da Plataforma SIGO;
2.3. Introdução à Plataforma;
2.4. Ferramentas e Funcionalidades;
2.5. Registo de entidades;
2.6. Registo de formandos, cursos e ações;
2.7. Emissão de certificados;
2.8. Passaporte Qualifica;
2.9. Objetivos;
2.10. Código de Registo;
2.11. Registo Individual de Competências.

3. Processo de diagnóstico das necessidades de formação:
3.1. Fases do Diagnóstico de Necessidades de Formação;
3.2. Conceber metodologias de levantamento de diagnóstico de necessidades de formação;
3.3. Conceber instrumentos centrados nas necessidades de formação da Organização;
3.4. Conceção do Relatório Final resultante do processo de DNF.

4. Planeamento da Formação:
4.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
4.2. A Comunicação Interna e Externa do Plano de Formação;
4.3. A definição de Objetivos e a priorização da Formação;
4.4. Orçamento da Formação;
4.5. Marketing da Formação;
4.6. Conceção do Programa de Formação;
4.7. Conceção do Plano de Sessão.

5. Gestão da formação:
5.1. A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico de formação;
5.2. A gestão das equipas formativas: dos métodos aos instrumentos a mobilizar.

6. Avaliação: Eficácia e Qualidade da Formação:
6.1. O conceito de Avaliação;
6.2. A avaliação do impacto da formação: processos e metodologias;
6.3. Instrumentos de controle e monitorização da formação: a avaliação do processo.
Destinatários/as
Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos; Formadores e outros profissionais que trabalham na área da Formação; Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação; Outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios.
Pré-Requisitos
Outros Requisitos : Carta de Condução da categoria B / C ou D ; Titulo de Condução que habilite a conduzir veículos agrícolas
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos.
Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo.
Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais.
Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.

- No final do curso os formandos que obtiverem aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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