Gestão da Formação e Novo Regime de Formação Profissional

Maria Leitão Pereira

175.00

11 de junho 2024
Limpar
PED/GFNRFP

Description

A formação profissional é hoje entendida como um investimento no capital humano das organizações, com o objetivo de incrementar os níveis de eficiência, eficácia e qualidade.

Objetivos Gerais
O curso visa consolidar um conjunto de competências tendo em vista a compreensão do novo quadro legal da Formação Profissional na Administração Pública.
Objetivos Especificos
- Conhecer o enquadramento institucional e jurídico da formação profissional.
- Enquadrar a formação na estratégia de gestão dos recursos humanos na Administração Pública.
Programa
1. O novo regime da formação profissional: definições essenciais.
2. Enquadramento legal da formação profissional: o Decreto-Lei n.º 86-A/2016 de 29 de dezembro e a Lei do Trabalho em Funções Públicas e o Despacho n.º 2786/2022, de 4 de março.
4. A formação como elemento de qualificação e motivação dos trabalhadores.
5. Princípios fundamentais.
6. Deveres do empregador público na identificação e promoção da formação.
7. Direitos e deveres dos trabalhadores no acesso e frequência da formação e consequências da sua inexistência.
8. A possibilidade de autoformação: condições, período e direitos.
Destinatários/as
Os destinatários deste curso são: Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos; Formadores e outros profissionais que trabalham na área da Formação; Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação; Outros profissionais que desejem conhecer o enquadramento legal da Gestão da Formação.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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