Gestão da Informação Arquivística na Administração Pública em Rede

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PED/GIAA

Description

Melhore a gestão arquivística em rede na administração pública.

Objetivos Gerais
Dotar os participantes terão oportunidade de contatar com uma visão atual e globalizante da teoria e da prática arquivística na administração pública em rede.
Objetivos Especificos
- Conhecer os principais desafios arquivísticos no âmbito da transformação digital;
- Aplicar uma metodologia para a conceção e implementação de um Sistema de arquivo segundo a NP 4438;
- Organizar as etapas e instrumentos associados à metodologia de gestão da informação arquivística em contexto organizacional e supra institucional, com base em normas e boas práticas;
- Aplicar os principais instrumentos de gestão de documentos de arquivo num contexto de transversalidade e interoperabilidade na AP : o MIP, o MEF, o ASIA;
- Identificar os requisitos para a implementação de sistemas de informação na Administração e o acesso continuado à informação digital (MoReq2010, ISO 14721:2012).
Programa
1. Administração Pública em rede: desafios arquivísticos

2. Conceitos básicos:
2.1. Arquivo;
2.2. Documento de arquivo;
2.3. Ciclo de vida do documento de arquivo;
2.4. Sistema de informação;
2.5. Sistema de arquivo.

3. Política e responsabilidade na gestão de documentos de arquivo na Administração Pública:
3.1. Requisitos;
3.2. Uma nova abordagem;
3.3. Sistema de gestão para documentos de arquivo segundo a NP 4438-etapas.

4. Processos e instrumentos de gestão de documentos de arquivo segundo a NP 4438:
4.1. Integração;
4.2. Registo;
4.3. Classificação;
4.4. Classificação de segurança e acessos;
4.5. Identificação das disposições relativas ao destino;
4.6. Armazenamento;
4.7. Utilização e controlo de circulação;
4.8. Implementação das decisões de destino;
4.9. Principais instrumentos de gestão de documentos de arquivo.

5. Principais instrumentos de gestão de documentos de arquivo num contexto de transversalidade e intero:
5.1. Metainformação para a interoperabilidade (MIP);
5.2. Macroestrutura funcional (MEF);
5.3. Lista consolidada de 3ºs níveis harmonizados em planos de classificação conformes à MEF;
5.4. Produtos derivados do projeto de Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística (ASIA), etc.

6. O caso dos documentos de arquivo eletrónicos:
6.1. Caraterísticas;
6.2. Problemas e desafios;
6.3. Requisitos de gestão;
6.4. Sistema eletrónico de gestão de arquivo (SEGA);
6.5. Sistema de informação das áreas de negócio MOREQ 2010;
6.6. Alguns aspetos particulares da gestão de arquivos e documentos eletrónicos;
6.7. Manual de Arquivo.
Destinatários/as
Dirigentes, Técnicos Superiores, Administrativos e outros profissionais envolvidos no processo arquivístico, informáticos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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