Gestão de Projetos na Administração Pública

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Formação à medida – disponível para entidades

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153ED/GPAP

Description

A Gestão de Projetos é atualmente uma área do conhecimento que se traduz por um conjunto de competências específicas e que são muito pretendidas em profissionais, independentemente das suas origens de formação ou áreas de atuação.

Neste contexto, a adoção da Gestão de Projetos pelos dirigentes decorre da observação do sucesso desta metodologia em empresas públicas e privadas de vários ramos de atividade.

A implementação destas estratégias recorre cada vez mais a projetos que envolvem recursos humanos, financeiros e materiais, muitas vezes desviados do destino inicial o que aumenta a complexidade da gestão empresarial.

A formação apresenta-se aqui como um laboratório prático de Gestão de projetos com a realização de exercícios utilizando alguns softwares práticos para o efeito.

Objetivos Gerais
Dotar os participantes dos conhecimentos dos vários instrumentos e técnicas fundamentais para a gestão de projetos na organização, desde a sua conceção, implementação, acompanhamento e avaliação, bem como, aumentar as competências de gestão de ciclos dos projetos, orçamentação, organização das equipas e recursos.
Objetivos Especificos
- Identificar as competências necessárias para gerir de forma eficaz um projeto;
- Estruturar e planear um projeto;
- Adotar uma forma de trabalho “orientada para projetos”;
- Definir objetivos realistas e mensuráveis para os projetos;
- Estimar, corretamente, custos e timings para as diferentes etapas do projeto;
- Utilizar as melhores técnicas e metodologias na gestão dos projetos;
- Utilizar as “work breakdown structures”;
- Gerir um projeto ao longo do seu ciclo de vida;
- Orçamentar e gerir os custos de um projeto;
- Organizar equipas e seus recursos, ao longo do projeto;
- Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos.
Programa
1. Conceito de projeto:
1.1. Tipos de projetos;
1.2. Caraterísticas dos projetos;
1.3. O fracasso e o sucesso dos projetos;
1.4. Ciclo de vida dos projetos;
1.5. Grupos de processos de gestão de projetos;
1.6. Interação entre os grupos de processos;
1.7. Normalização da gestão de projetos – PMI e o PMBOK;
1.8. Influências organizacionais de projetos;
1.9. Áreas de especialização e de conhecimento de gestão de projetos;
1.10. Project Management Office (PMO);
1.11. Diferença entre gestores de projetos e PMO.

2. Impacto dos Projetos nas Organizações:
2.1. As Partes envolvidas nos Projetos;
2.2. A Mudança induzida nas Organizações;
2.3. Criação de uma Cultura de Gestão de Projetos;
2.4. O papel dos cargos diretivos na implementação de uma cultura de gestão de projetos;
2.5. Avaliação do sucesso do Projeto;
2.6. Riscos a evitar;
2.7. Estratégias para o sucesso;
2.8. Utilização de métricas para avaliar o sucesso;
2.9. Princípios da boa Gestão de Projetos.

3. Planeamento da Gestão do Projeto:
3.1. Gestão do âmbito/escopo;
3.2. Requisitos;
3.3. Documentação de Requisitos;
3.4. Definição do âmbito/Escopo;
3.5. Escopo do Produto vs. Escopo do Projeto;
3.6. Declaração do Escopo do Projeto;
3.7. Premissas e restrições

4. Planeamento da Gestão do Projeto:
4.1. Planear a Gestão de Tempo;
4.2. Definir Atividades;
4.3. Planeamento e Organização de Projetos;
4.4. Os objetivos do projeto;
4.5. Alvos, requisitos, especificações do projeto;
4.6. Desenvolvimento do plano do projeto.

5. Execução e Controlo do projeto:
5.1. Controlo das modificações;
5.2. O controlo dos prazos;
5.3. A gestão da qualidade: plano, ferramentas e controlo da qualidade;
5.4. A gestão da informação: organização da circulação da informação;
5.5. Ferramentas utilizadas no âmbito da execução e controlo do projeto.

6. Encerramento do projeto:
6.1. Encerramento do projeto ou fase;
6.2. Encerramento administrativo;
6.3. Encerramento técnico;
6.4. Conteúdo do relatório de encerramento.
Destinatários/as
Este curso destina-se a profissionais das várias áreas funcionais, envolvidos ou, com potencial de intervenção, na gestão, desenvolvimento e implementação de projetos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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