Gestão de Projetos na Administração Pública
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
A Gestão de Projetos é atualmente uma área do conhecimento que se traduz por um conjunto de competências específicas e que são muito pretendidas em profissionais, independentemente das suas origens de formação ou áreas de atuação.
Neste contexto, a adoção da Gestão de Projetos pelos dirigentes decorre da observação do sucesso desta metodologia em empresas públicas e privadas de vários ramos de atividade.
A implementação destas estratégias recorre cada vez mais a projetos que envolvem recursos humanos, financeiros e materiais, muitas vezes desviados do destino inicial o que aumenta a complexidade da gestão empresarial.
A formação apresenta-se aqui como um laboratório prático de Gestão de projetos com a realização de exercícios utilizando alguns softwares práticos para o efeito.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Estruturar e planear um projeto;
- Adotar uma forma de trabalho “orientada para projetos”;
- Definir objetivos realistas e mensuráveis para os projetos;
- Estimar, corretamente, custos e timings para as diferentes etapas do projeto;
- Utilizar as melhores técnicas e metodologias na gestão dos projetos;
- Utilizar as “work breakdown structures”;
- Gerir um projeto ao longo do seu ciclo de vida;
- Orçamentar e gerir os custos de um projeto;
- Organizar equipas e seus recursos, ao longo do projeto;
- Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projetos.
Programa
1.1. Tipos de projetos;
1.2. Caraterísticas dos projetos;
1.3. O fracasso e o sucesso dos projetos;
1.4. Ciclo de vida dos projetos;
1.5. Grupos de processos de gestão de projetos;
1.6. Interação entre os grupos de processos;
1.7. Normalização da gestão de projetos – PMI e o PMBOK;
1.8. Influências organizacionais de projetos;
1.9. Áreas de especialização e de conhecimento de gestão de projetos;
1.10. Project Management Office (PMO);
1.11. Diferença entre gestores de projetos e PMO.
2. Impacto dos Projetos nas Organizações:
2.1. As Partes envolvidas nos Projetos;
2.2. A Mudança induzida nas Organizações;
2.3. Criação de uma Cultura de Gestão de Projetos;
2.4. O papel dos cargos diretivos na implementação de uma cultura de gestão de projetos;
2.5. Avaliação do sucesso do Projeto;
2.6. Riscos a evitar;
2.7. Estratégias para o sucesso;
2.8. Utilização de métricas para avaliar o sucesso;
2.9. Princípios da boa Gestão de Projetos.
3. Planeamento da Gestão do Projeto:
3.1. Gestão do âmbito/escopo;
3.2. Requisitos;
3.3. Documentação de Requisitos;
3.4. Definição do âmbito/Escopo;
3.5. Escopo do Produto vs. Escopo do Projeto;
3.6. Declaração do Escopo do Projeto;
3.7. Premissas e restrições
4. Planeamento da Gestão do Projeto:
4.1. Planear a Gestão de Tempo;
4.2. Definir Atividades;
4.3. Planeamento e Organização de Projetos;
4.4. Os objetivos do projeto;
4.5. Alvos, requisitos, especificações do projeto;
4.6. Desenvolvimento do plano do projeto.
5. Execução e Controlo do projeto:
5.1. Controlo das modificações;
5.2. O controlo dos prazos;
5.3. A gestão da qualidade: plano, ferramentas e controlo da qualidade;
5.4. A gestão da informação: organização da circulação da informação;
5.5. Ferramentas utilizadas no âmbito da execução e controlo do projeto.
6. Encerramento do projeto:
6.1. Encerramento do projeto ou fase;
6.2. Encerramento administrativo;
6.3. Encerramento técnico;
6.4. Conteúdo do relatório de encerramento.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.