Liderar, Gerir e Motivar Equipas Com Inteligência Emocional

Formador/a: A definir

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Liderar, Gerir e Motivar Equipas Com Inteligência Emocional

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P_LGM

Description

Em 2020, mais de 35% das competências que hoje são consideradas importantes no mundo do trabalho vão mudar. Serão muitas as transformações e as adaptações. O papel da liderança será fundamental no processo de mudança, esperando-se que seja pró-ativa na melhoria das qualificações e formação das pessoas. A Inteligência Emocional explora áreas como as da tomada de decisão, as relações interpessoais ou a gestão de stress. Como tal tem impacto no mundo da gestão e está intimamente ligada à liderança.

Objetivos Gerais
No final da formação em Liderar, Gerir e Motivar Equipas com Inteligência Emocional, os participantes estarão aptos a desenvolver competências ao nível das capacidades de liderança, gestão e motivação de equipas que permitam a sua aplicabilidade em contexto real nas organizações, contribuindo para a melhoria da satisfação dos colaboradores e do clima social.
Programa
1. A missão das equipas no comportamento organizacional (2 h), 2. A gestão por objetivos (2 h), 3. Perfil de competências de liderança (1 h), 4. Perfil de competências de coaching (1 h), 5. Inteligência Emocional e o aumento do desempenho da equipa (1 h), 6. Atitudes e comportamentos assertivos (2 h), 7. Benefícios de uma liderança eficaz e custos de uma liderança ineficaz (1 h), 8. Características de um processo de liderança (2 h), 9. Métodos e técnicas de análise e resolução de problemas (2 h), 10. Plano de desenvolvimento pessoal (2 h)
Destinatários/as
Gestores, Coordenadores de equipas e todos aqueles exerçam cargos de liderança.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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