Os Meios de Resolução Alternativos para Empresas/Entidades

Sob Consulta

PED/MRA

Description

O presente curso enquadra-se no estudo da lei da mediação e de todos os meios de resolução alternativa de litígios, que devem ser ponderados também pelos agentes económicos.

Objetivos Gerais
Os formandos deverão conhecer os moldes legais em que a resolução alternativa de conflitos hoje está ponderada, seja pelo funcionamento do livro de reclamações, dos julgados de paz ou dos centros de arbitragem.
Objetivos Especificos
No final do curso os formandos devem ser capazes de:
Reconhecer as alternativas de resolução que o nosso ordenamento dispõe, quando tiver conflitos com consumidores, evitando assim o recurso judicial.
Formular respostas e alternativas, de acordo com a lei, com vista a poderem ser realizados acordos entre as partes.
Conhecer e tratar dos temas relativos à defesa dos consumidores, à mediação e arbitragem no tratamento dos diferendo que surjam, a fim de evitar outros recursos.
Programa
1. Módulo I (7 h)
1. 1. Os meios de resolução alternativa de litígios: breves noções.
1. 2. Diferenças entre a negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
1. 3. A mediação e os Julgados de Paz

2. Módulo II (7 h)
2. 1. Estudo da arbitragem e dos meios arbitrais
2. 2. Forma de defesa nos Centros de Arbitragem: gerais e especializados
2. 3. O livro de reclamações: esclarecimentos de procedimentos de resolução
2. 4. Realização de casos práticos.
Destinatários/as
A presente formação será dirigida a todos os profissionais que trabalham ou lidam com o público, o atendimento, e que tenham de tratar de resolução de conflitos comuns que podem surgir quer na área comercial, quer na área de prestação de serviços.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos