Mercado de Carbono: do Local ao Global

Sob Consulta

Pedir informações »

Pedir informações »

PED/MC

Description

Com o Protocolo de Quioto e posteriormente com o Acordo de Paris, as emissões de carbono tornaram-se um dos principais indicadores para evitar o aquecimento global e monitorizar as metas necessárias para evitar o aumento das catástrofes climáticas, as perdas de biodiversidade, o aumento dos riscos inerentes, bem como mitigar os impactos que advêm da ação antropogénica. O Carbono ganhou destaque e passou a ser um ativo comercializável e hoje tem um peso significativo nos custos e ganhos das grandes organizações, com necessidade de existirem regimes de compensação local ou global. Estes regimes podem ser assentes em mercados regulados ou voluntários, seja ao nível nacional, comunitário ou ao nível global. Para isso é necessário conhecer o que afinal são estes mercados, como funcionam e como podemos usá-los ao nível das nossas organizações, podendo beneficiar e contribuir para o bem comum.

Objetivos Gerais
Compreender o Carbono e o seu ciclo.
Conhecer o funcionamento do mercado de carbono.
Desenvolver ações para utilizar os mercados de carbono.
Objetivos Especificos
- Apreender o impacto dos gases de efeito de estufa na nossa economia e na natureza.
- Conhecer os subsistemas e ciclos associados ao sistema terrestre, nomeadamente o ciclo de carbono.
- Identificar os diferentes mercados de carbono existentes.
- Compreender o funcionamento dos mercados de carbono.
- Desenvolver ações para projetos a aplicar em mercados de carbono: do local ao global.
- Saber monitorizar as emissões e as unidades de carbono.
Programa
Mercados de Carbono: Regulados e Voluntários
CELE: Comércio Europeu de Licenças de Emissão
Novos Instrumentos de Emissões
Monitorização e Certificações
Boas Práticas de Projetos Nacionais e Internacionais
Futuros sistemas de medição
Destinatários/as
Destina-se a autarcas, administradores de empresas, dirigentes e técnicos superiores na área do Ambiente, Clima, Sustentabilidade, Energia, Água, Resíduos, Mobilidade e áreas afins.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos