Description
A capacidade de uma organização é tão boa quanto as competências e o comprometimento das pessoas que a compõem. Nas autarquias locais, onde o serviço público é prestado diretamente à comunidade, isso é especialmente relevante. É por isso que este curso foi concebido: para fortalecer as competências, o compromisso e a liderança dos colaboradores e gestores municipais, contribuindo para a excelência da Administração Pública ao nível local.
O ´Onboarding e Desenvolvimento de Competências para a Administração Pública´ é mais do que apenas um programa de formação; é um investimento no futuro das autarquias locais e na qualidade dos serviços que prestam à comunidade. Ao longo de 14 horas de aprendizagem prática e orientada para resultados, iremos explorar o processo de acolhimento (onboarding) e como ele pode ser eficazmente utilizado para integrar novos colaboradores na cultura organizacional das autarquias.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Desenvolver programas de onboarding eficazes.
- Integrar novos colaboradores na cultura organizacional.
- Identificar competências-chave para colaboradores municipais.
- Criar planos de desenvolvimento de competências personalizados.
- Realizar avaliações de desempenho e fornecer feedback construtivo.
- Desenvolver competências de liderança para gestores municipais.
- Gerir equipas de forma eficaz.
- Utilizar estratégias de resolução de conflitos.
- Aplicar conhecimentos na prática, incluindo exercícios de onboarding.
- Reforçar habilidades de liderança e gestão de equipas por meio de role-playing e simulações.
Programa
1.1.Importância do processo de acolhimento nas autarquias locais.
1.2.Desenvolvimento de um programa de onboarding eficaz.
1.3.Integração de novos colaboradores na cultura organizacional.
2.Desenvolvimento de Competências:
2.1.Identificação das competências-chave para colaboradores municipais.
2.2.Plano de desenvolvimento de competências.
2.3.Avaliação de desempenho e feedback construtivo.
3.Liderança e Gestão de Equipas:
3.1.Desenvolvimento de competências de liderança para gestores municipais.
3.2.Gestão de equipas eficazes.
3.3.Comunicação e resolução de conflitos.
3.4.Role-playing para desenvolver habilidades de liderança e gestão de equipas.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.