Description
O Programa Avançado de Proteção Civil – Nível I (UFCD 5882) foi desenvolvido para atender às exigências emergentes no âmbito das mudanças legislativas relativas à Proteção Civil em nível municipal. Com base no Decreto-Lei n.º 44/2019, de 1 de abril, que reforça as competências dos municípios nessa área, o curso é projetado para capacitar os profissionais dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) com conhecimentos e habilidades técnicas específicas necessárias para suas funções.
Este curso foi concebido para responder às crescentes necessidades de capacitação no âmbito da Proteção Civil municipal, em linha com as competências reforçadas atribuídas aos municípios, particularmente no contexto do aprimoramento dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC).
O objetivo principal deste programa é oferecer uma formação abrangente e especializada para os trabalhadores dos SMPC, permitindo-lhes adquirir competências técnicas e operacionais para o desempenho eficaz de suas funções de coordenação e gestão de situações de emergência e desastre em nível municipal.
O Programa Avançado de Proteção Civil – Nível I, que se baseia nos conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Administração Interna, nomeadamente na Geografia do Território e Introdução a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) (UFCD 5882) , oferece uma base sólida para o entendimento do território e sua gestão eficaz em situações de proteção civil.
Objetivos Gerais
Ao longo do curso, os participantes desenvolvem competências essenciais e conhecimentos práticos para lidar com as dinâmicas geográficas, demográficas e ambientais relevantes para a Proteção Civil.
Objetivos Específicos
- Utilizar técnicas diversificadas de análise espacial em diferentes escalas.
- Relacionar as características físicas do território com os seus recursos.
- Descrever as dinâmicas demográficas da população portuguesa.
- Utilizar tecnologias e ferramentas SIG em aplicações limitadas.
Programa
Geografia do Território e Introdução aos SIG (50H)
1. Conceitos geográficos essenciais:
1.1. A geografia como ciência da superfície - pontos linhas e polígonos;
1.2. Localização Absoluta - sistemas de coordenadas geográficas;
1.3. Uso de GPS e registo de posição;
1.4. Métodos de orientação;
1.5. Escalas de análise dos fenómenos - escala gráfica e escala numérica;
1.6. Representação do relevo - mapas topográficos e cortes topográficos, mapas hipsométricos;
1.7. Plantas e cartografia temática;
1.8. Interpretação de imagens de satélite, ortofotos e fotografia aéreas.
2. Clima:
2.1. Estrutura da atmosfera - composição química e propriedades físicas;
2.2. Elementos de clima - temperatura, humidade e pressão atmosférica;
2.3. Centros de pressão globais e ventos gerais - vento e movimento de massas de ar;
2.4. Análise de cartas meteorológicas com condições habituais em Portugal;
2.5. Construção de gráficos termo-pluviométricos;
2.6. Regiões climáticas portuguesas.
3. Geologia:
3.1. Unidades geomorfológicas de Portugal;
3.2. Litologia da crusta terrestre;
3.3. Tectónica das placas e dinâmicas geofísicas associadas - sismos, vulcões e orogénese;
4. Recursos hídricos:
4.1. Redes hidrográficas e bacias hidrográficas;
4.2. Águas superficiais e subterrâneas;
4.3. Interfaces flúvio-marinhos.
5. Solos e vegetação:
5.1. Estrutura e formação de um solo - manta morta, rocha-mãe, húmus, horizontes;
5.2. Floresta tradicional e alterações contemporâneas;
5.3. Cartas de solos e de coberto vegetal.
6. População:
6.1. Evolução e distribuição territorial da população portuguesa;
6.3. Censos de população e características socioeconómicas;
6.4. Fluxos demográficos - internos e externos.
7. Atividades económicas:
7.1. Agricultura e setor primário;
7.2. Indústria;
7.3. Áreas urbanas - comércio e serviços;
7.4. Transportes e comunicações.
8. Introdução aos SIG:
8.1. Imagens raster e vectoriais;
8.2. Associação de tabelas de dados a pontos, linhas e polígonos georreferenciados;
8.3. Relações topológicas;
8.4. Executar queries;
8.5. Implementar buffers:
8.6. Layers, shapes e organização de geodatabases;
8.7. Usar ferramentas da Web (Google Maps, Virtual Earth) em situações concretas.
Avaliação Final
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.