SNC-AP Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

PAP/SNC- AP

Description

A aprovação do novo normativo contabilístico para as entidades do setor público, através do Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, e que se designa Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) introduz um conjunto de alterações que tem como objetivo aproximar o referido normativo das normas internacionais de contabilidade para o setor público designadas, International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). Desta forma o SNC-AP incorpora uma filosofia divergente e um conjunto profundo de alterações ao anterior normativo – Plano Oficial de Contabilidade Pública e demais planos setoriais. Face a tais alterações, está criada uma necessidade de formação para os diversos profissionais que de forma mais ou menos direta exercem a sua profissão no âmbito dos serviços de contabilidade e financeiros de entidades públicas.
O objetivo geral do curso é o de proporcionar uma visão geral do novo SNC-AP aprovado pelo Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, de forma a contribuir para um melhor conhecimento do SNC-AP por parte dos preparadores da informação contabilística dos serviços públicos; contribuir para que os utilizadores da informação contabilística dos serviços públicos estejam melhor preparados para a sua interpretação e consequente tomada de decisões seja ao nível interno (gestão, controlo e auditoria).

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo estudar as principais operações contabilísticas orçamentais e patrimoniais em sede do SNC-AP, de modo a permitir a elaboração e interpretação das Demonstrações Financeiras e Orçamentais obrigatórias, dotando os participantes dos conhecimentos necessários à devida preparação daquela transição.
Objetivos Especificos
- Identificar os objetivos da contabilidade pública no contexto da harmonização contabilística;
- Implementar um sistema de contabilidade, atendendo aos conceitos, regras e procedimentos previstos no SNC-AP;
- Identificar as regras fundamentais para registo das principais operações contabilísticas efetuadas pelas Administrações Públicas;
- Elaborar documentos de prestação de contas.
Programa
1. Introdução:
1.1. Enquadramento Geral do SNC-AP: Caracterização da contabilidade pública; objetivos e características;
1.2. Estrutura Concetual;
1.3. Plano de Contas Multidimensional;
1.4. Objetivos e Utilizadores das Demonstrações Financeiras.

2. Enquadramento às 27 normas do SNC-AP : âmbito e objetivos
2.1. Normas do SNC-AP: âmbito e objetivos.
Destinatários/as
Responsáveis e Técnicos afetos ao património e/ou contabilidade das Entidades Públicas, sujeitas ao SNC-AP e consultores de Entidades Públicas e outros profissionais de contabilidade.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos