Work-Life Balance: Estratégias de Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar

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Description

O mercado de trabalho tem evoluído de forma extremamente dinâmica ao longo dos últimos anos – fatores como a globalização ou a evolução tecnológica fazem com que o paradigma do trabalho das nove às seis, em muitos casos, deixe de existir. O próprio ritmo de trabalho é cada vez maior, bem como a pressão para atingir objetivos. É também cada vez mais comum encontrar profissionais que finalizam o trabalho em casa ou que até mesmo nem chegam a sair de casa para ir trabalhar – o chamado home office – o que leva a que a esfera pessoal e profissional esteja cada mais indissociável entre si. É por isso que se torna relevante e extremamente desejável encontrar um equilíbrio entre o tempo dedicado às responsabilidades profissionais e às necessidades pessoais.

Objetivos Gerais
Capacitar as pessoas que trabalham na Administração Pública para a organização do trabalho e das tarefas, gestão do tempo e da energia, gestão dos horários de trabalho e conciliação da vida profissional, pessoal e familiar.
Programa
1. Estratégias públicas e organizacionais
1.1. Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019| Programa 3 em Linha
1.2. Gestão de recursos humanos: programas organizacionais e boas práticas

2. Conciliação: Vida profissional e pessoal
2.1. Medidas específicas de conciliação
2.2. Gestão pessoal equilibrada
2.3. Priorização: Antecipar e agir
2.4. Estratégias de manutenção do equilíbrio emocional nos diferentes contextos
2.5. Autonomia e responsabilização

3. Técnicas de Mindfullness para otimizar a eficácia pessoal e profissional
3.1. Mapear fatores de stress e burnout
3.2. Consequências da não manutenção do bem estar e da saúde física e mental
3.3. Piloto automático versus escolha consciente
3.4. Rastrear o corpo – ficar atento ao que se passa no corpo
3.5. O papel chave da respiração
3.6. Mobilizar as capacidades de atenção e foco
3.7. Foco no presente e no que está a fazer
3.8. Redescobrir os cinco sentidos: potenciar todos os sentidos para otimizar a concentração
3.9. Desenvolver a self- awareness
3.10. Explorar a paz e a satisfação pessoal
3.11. Exercícios práticos
Destinatários/as
A todas as pessoas interessadas na temática que pretendem alcançar uma conciliação saudável e em equilíbrio com a vida. Para quem sente necessidade de ultrapassar os obstáculos internos e externos para uma harmonia profissional e pessoal numa vida com propósito.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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