Plano de Formação 2024

Plano de Formação 2024

- Especial Administração Pública -

As competências para a modernização do Estado são o epicentro do nosso Plano Formativo para 2024

A modernização da Administração Pública oferece oportunidades valiosas para o crescimento e aperfeiçoamento das competências do Capital Humano, essenciais para a excelência, eficiência e transparência do serviço público.

Em tempos de mudanças atuais, dotar os trabalhadores de competências técnicas e humanas no quadro da modernização garante a manutenção de uma Administração Pública como um eixo fulcral na sociedade, promovendo a agilidade dos serviços e a aproximação com os cidadãos. 

A liderança, o pensamento inovador e a criatividade emergem como impulsionadores essenciais dessa transformação. No cenário digital, a ênfase recai sobre as competências tecnológicas para garantir o funcionamento eficaz e a segurança cibernética de todos os serviços.

O pensamento analítico, a gestão eficaz da mudança e a comunicação adaptada surgem como competências humanas cruciais para enfrentar desafios, promovendo uma administração pública ágil e coesa. Lidar efetivamente com mudanças estruturais, processuais e culturais é vital para minimizar resistências e garantir a aceitação transformacional das novas práticas.

Como resposta a esse desiderato, o presente Plano Formativo para 2024 concentra os seus esforços numa oferta diversificada e orientada para os desafios de formação das organizações públicas, em particular, da Administração Local. 

Assegurados por equipas e por Coordenadores Científicos de exceção, destaco os novos Programas Avançados que têm como objetivo garantir que os seus participantes obtenham uma formação sólida para a gestão das suas organizações, adquirindo os instrumentos necessários neste atual cenário de desafios complexos e de mudanças rápidas.  Estes Programas Avançados constituem um espaço privilegiado para a troca de experiências e estabelecimento de networking, dada a metodologia participada que é utilizada, a qualidade dos seus destinatários e a forte componente de inovação do programa.

O Plano de Formação 2024 segue as tendências emergentes, mantendo-se digital para promover a coesão territorial, oferecer flexibilidade aos formandos e proximidade aos centros de conhecimento. Estes ambientes digitais não apenas facilitam a aprendizagem, mas também proporcionam experiências enriquecedoras, reunindo diversidade e representatividade nacional.

 Ao longo deste ano, continuaremos a ser parceiros comprometidos, atentos às necessidades das organizações públicas e empenhados em contribuir para a inovação e modernização do Estado. 

Convidamos a todos, para que, lado a lado, possamos continuar esta jornada de aprendizagem e desenvolvimento.

A modernização do Estado é uma responsabilidade coletiva, e a formação profissional é a nossa ferramenta para construir um serviço público mais eficiente, transparente e próximo do cidadão.

 Conte com a nossa dedicação.

 Ricardo Santos Costa, Diretor-Geral