Aprendizagens Essenciais de Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico

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PED/AEP

Description

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais de português constituem-se como os documentos orientadores na concretização do processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. Deste modo, as alterações e reajustamentos decorrentes da sua aplicação obrigatória tornam imperativa a atualização dos professores para que resulte um processo de ensino e de aprendizagem adequado às orientações legais vigentes, bem como a melhoria dos resultados escolares dos alunos.

Objetivos Gerais
Este curso possibilita a necessária atualização dos professores, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de conhecimentos à luz do previsto nas Aprendizagens Essenciais de Português em vigor e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivos Específicos
- Proporcionar uma leitura atenta e refletida das Aprendizagens Essenciais de Português;
- Perspetivar percursos pedagógico-didáticos, atividades e materiais à luz das Aprendizagens Essenciais de Português;
- Contribuir para a evolução das práticas pedagógicas dos professores tendo em vista a melhoria do sucesso/qualidade do sucesso dos alunos.
Programa
1. Aprendizagens Essenciais de Português – 1.º Ciclo:
1.1. Apresentação;
1.2. Princípios subjacentes;
1.3. Sua função e implicações;
1.4. Estrutura e organização.

2. Domínio da Oralidade:
2.1. Conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver;
2.2. Equacionamento de percursos pedagógicos e atividades.

3. Domínio da Leitura e Escrita:
3.1. Interligação entre leitura e escrita;
3.2. Conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver;
3.3. Equacionamento de percursos pedagógicos e atividades.

4. Domínio da Educação Literária:
4.1. Conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver;
4.2. Equacionamento de percursos pedagógicos e atividades.

5. Domínio da Gramática:
5.1. Conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver;
5.2. Equacionamento de percursos pedagógicos e atividades.
Destinatários/as
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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