Capacitação Digital de Docentes – Nível 3

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168/CDD

Description

A capacitação digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Considera-se, assim, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da CD dos alunos Integrada num plano de formação em 3 níveis de proficiência digital, esta formação estrutura-se com base nas competências iniciais do Quadro de Referência DigCompEdu.

Objetivos Gerais
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa.
Objetivos Específicos
- Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos;
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas;
- Promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Programa
1. Capacitação Digital de Docentes - Nível 3:
1.1. Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas;
1.2. Discussão, renovação e inovação na prática profissional;
1.3. Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes;
1.4. Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa;
1.5. Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais;
1.6. Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes;
1.7. Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos;
1.8. Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação;
1.9. Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Destinatários/as
Professores do Ensino Básico e Secundário que obtiveram o nível 3 de proficiência no diagnóstico frequentam a Oficina de CDD NÍVEL 3.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos. Os formandos devem ter proficiência de nível 2 no âmbito da capacitação digital de docentes
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o DigCompEdu com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.
Métodos de Avaliação
Participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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