Abordagem aos Mercados Internacionais

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Formação à medida – disponível para entidades

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P_AMI

Description

O Mundo está cada vez mais global e os Mercados Internacionais mais abertos e acessíveis.
O mercado interno é pequeno e as empresas nacionais necessitam de se expandir em mercados de maior dimensão para aumentarem vendas e permanecerem competitivas.
Nesta formação serão discutidas as principais formas de abordagem aos mercados externos bem como as vantagens e desvantagens relevantes de cada uma delas, os principais tipos e fontes de informação relevante a recolher sobre os mercados para se tomarem decisões com maior confiança.

Objetivos Gerais
Capacitar o formando de conhecimentos sobre abordagens de mercados internacionais, bem como o desenvolvimento de competências de Marketing Internacional
Objetivos Especificos
- Interpretar as razões da internacionalização;
- Selecionar os mercados externos;
- Analisar os mercados internacionais;
- Elaborar um plano de internacionalização;
- Perceber o impacto das várias condicionantes nos negócios internacionais.
Programa
1. Abordagem aos mercados internacionais:
1.1. Introdução ao Marketing Internacional;
1.2. As Razões para a Internacionalização;
1.3. The Perfect European should be...;
1.4. A seleção dos mercados externos;
1.5. O Modelo dos 4 Passos;
1.6. O Processo das 6 Etapas;
1.7. Formas de entrada nos mercados internacionais;
1.8. Ferramenta de análise dos mercados internacionais;
1.9. A Análise PESTA;
1.10. Estrutura de um plano de internacionalização;
1.11. As bases de dados, a recolha e análise de informação sobre mercados externos;
1.12. Condicionantes culturais e religiosas nos negócios internacionais.
Destinatários/as
Gestores de empresas em início de abordagem a mercados internacionais; Gestores de clientes e de mercados internacionais; Técnicos comerciais de importação e exportação; Assistentes comerciais e de serviços de apoio ao cliente, de importação e exportação.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Este curso não apresenta pré-requisitos
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