Acondicionamento de Cargas Marítimas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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Description

A globalização e o aumento constante do comércio internacional têm exigido das empresas um aprimoramento contínuo das suas operações logísticas. O acondicionamento correto das cargas é crucial para garantir a integridade, segurança e eficiência durante o transporte marítimo, minimizando riscos e prejuízos.

A formação em acondicionamento de cargas marítimas é essencial para assegurar que a equipa esteja devidamente preparada para enfrentar os desafios do transporte internacional. Uma carga mal acondicionada pode resultar em danos significativos aos produtos, atrasos nas entregas e custos adicionais. Além disso, o conhecimento aprofundado sobre as normas e procedimentos de segurança é fundamental para prevenir acidentes e garantir a conformidade com as regulamentações internacionais.

Objetivos Gerais
Capacitar a equipa de armazém nas melhores práticas de acondicionamento de cargas marítimas, visando garantir a segurança, integridade e eficiência no processo de transporte.
Objetivos Específicos
- Identificar os diferentes tipos de cargas marítimas e compreender suas características específicas para um acondicionamento adequado.
- Dominar os princípios fundamentais do acondicionamento de cargas, incluindo distribuição de peso, estabilidade e utilização de embalagens adequadas.
- Adquirir habilidades práticas de empilhamento, estiva e arrumação dentro do contentor, visando otimizar o espaço e garantir a segurança da carga durante o transporte marítimo.
- Conhecer e aplicar os procedimentos de segurança necessários durante o acondicionamento de cargas, incluindo a identificação e manuseamento correto de cargas perigosas.
- Realizar exercícios práticos de acondicionamento de cargas marítimas, aplicando as técnicas aprendidas e seguindo as normas de segurança pertinentes ao transporte marítimo.
Programa
1. Introdução ao Acondicionamento de Cargas Marítimas

2. Tipos de Cargas Marítimas
2.1. Cargas a granel
2.2. Cargas fracionadas
2.3. Cargas refrigeradas
2.4. Cargas perigosas
2.5. Outros tipos de carga comuns

3. Princípios de Acondicionamento
3.1. Distribuição de peso
3.2. Estabilidade da carga
3.3. Utilização de embalagens adequadas
3.4. Amarras e dispositivos de segurança

4. Técnicas de Acondicionamento
4.1. Empilhamento correto de cargas
4.2. Uso de paletes e contentores
4.3. Estiva e arrumação dentro do contentor
4.4. Proteção contra impactos

5. Segurança e Regulamentação
5.1. Normas e regulamentos de segurança aplicáveis ao transporte marítimo
5.2. Procedimentos de segurança durante o acondicionamento de cargas
5.3. Identificação e manuseamento de cargas perigosas
Destinatários/as
Profissionais que atuam nas áreas de logística, armazém e transporte.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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