Agenda 2030 – Ferramentas para o Desenvolvimento Local Sustentável

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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155ED/AFDLS

Description

Agenda 2030 – Que ferramentas utilizar para o Desenvolvimento Local Sustentável? “A nossa luta pela sustentabilidade global será ganha ou perdida a nível local” Os municípios não devem ser vistos como meros implementadores da Agenda 2030, uma vez que são formuladores de políticas, catalisadores de mudança e o nível de governo mais bem colocado para vincular os objetivos globais de sustentabilidade com as comunidades locais. Esta ação de formação visa promover o conhecimento sobre a Agenda 2030 e melhorar a capacidade da administração local para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através da apresentação de metodologias específicas de implementação transversal na gestão municipal e territorial. Os responsáveis políticos, dirigentes e técnicos municipais poderão, através desta formação, adquirir conhecimentos para o desenvolvimento de processos de planeamento estratégico municipal baseados no combate às alterações climáticas, ao crescimento económico e ao desenvolvimento social dos territórios, em alinhamento com os respetivos recursos técnicos e financeiros e de acordo com as melhores práticas e experiências internacionais.

Objetivos Gerais
Dotar os responsáveis autárquicos dos recursos necessários para implementação da Agenda 2030 a nível local e para uma transição sustentável em todas as áreas de competência municipal.
Programa
1. Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (3 h), 2. Sensibilização, promoção e intercâmbios para a localização dos ODS (3 h), 3. Implementação dos ODS a nível local (5 h), 4. Monitorização e reporte (4 h)
Destinatários/as
Eleitos e Dirigentes responsáveis pelas diversas áreas das Entidades Públicas Locais e Intermunicipais que pretendam aplicar os instrumentos, metodologias e conceitos inerentes à Agenda 2030 no âmbito do desenvolvimento sustentável das Autarquias Locais.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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