Aperfeiçoar a Linguagem Escrita

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PED/ALE

Description

Os estudos recentes continuam a evidenciar um défice ao nível das competências de leitura e escrita que os alunos deveriam desenvolver na Escola e que por vezes se repercutem negativamente no seu quotidiano. Urge, portanto, melhorar as práticas pedagógicas na aprendizagem e aperfeiçoamento da linguagem escrita, para que contribua para o sucesso pessoal e profissional de cada indivíduo.

Objetivos Gerais
Este curso pretende contribuir para a atualização científica e metodológica dos participantes, tendo em vista a sua intervenção adequada no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem escrita das crianças.
Objetivos Especificos
- Implementar estratégias e práticas adequadas ao desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver definidos no Currículo Nacional do Ensino Básico;
- Estimular uma perspetiva de reflexão-ação que promova a socialização das práticas, a sua análise e o seu aperfeiçoamento;
- Construir instrumentos auxiliares das práticas pedagógicas dos professores e / ou de apoio à aprendizagem dos alunos;
- Elevar as expectativas dos professores relativamente à aprendizagem da linguagem escrita com sucesso, potenciando os seus efeitos positivos nas restantes áreas.
Programa
1. A Interligação entre a leitura e a escrita.

2. Relacionar os conceitos de leitura e escrita:
2.1. Práticas pedagógicas conducentes ao seu estímulo ou desmotivação.

3. Processos de construção de um texto; estratégias ativas de correção e aperfeiçoamento.

4. Caracterização do papel do docente:
4.1. Ajuda no processo de produção de escrita dos alunos e na superação das dificuldades que estes possam enfrentar.

5. Construção de um instrumento para análise sistematizada de textos dos alunos:
5.1. Apresentação e discussão de atividades de remediação de dificuldades e de materiais de apoio à aprendizagem dos alunos.

6. Apresentação, discussão e implementação de estratégias:
6.1. Atividades e instrumentos suscetíveis de desencadearem, não só uma leitura e uma escrita funcional, mas também o prazer de ler e escrever;
6.2. Desenvolvimento de projetos de pesquisa;
6.3. Exploração da escrita do meio envolvente;
6.4. Exploração de jogos de leitura e escrita;
6.5. Estabelecimento de circuitos de comunicação;
6.6. Animação do espaço de leitura-escrita.
Destinatários/as
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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