Aperfeiçoar a Linguagem Escrita

Formador/a: A definir

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PED/ALE

Description

Os estudos recentes continuam a evidenciar um défice ao nível das competências de leitura e escrita que os alunos deveriam desenvolver na Escola e que por vezes se repercutem negativamente no seu quotidiano. Urge, portanto, melhorar as práticas pedagógicas na aprendizagem e aperfeiçoamento da linguagem escrita, para que contribua para o sucesso pessoal e profissional de cada indivíduo.

Objetivos Gerais
Este curso pretende contribuir para a atualização científica e metodológica dos participantes, tendo em vista a sua intervenção adequada no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem escrita das crianças.
Programa
1. A Interligação entre a leitura e a escrita (15 h), 2. Relacionar os conceitos de leitura e escrita (0 h), 3. Processos de construção de um texto; estratégias ativas de correção e aperfeiçoamento (0 h), 4. Caracterização do papel do docente (0 h), 5. Construção de um instrumento para análise sistematizada de textos dos alunos (0 h), 6. Apresentação, discussão e implementação de estratégias (0 h)
Destinatários/as
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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