Aprender a Ouvir e a Falar – o trabalho da Oralidade na Sala de Aula

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/AOF

Description

O domínio da oralidade (na sua compreensão e na sua expressão) assume um papel importante nas nossas vidas e pode constituir-se como um fator inibitório ou exponenciador da integração social e do sucesso de cada indivíduo. A sua aprendizagem e desenvolvimento requer um ensino explícito, rigoroso e cuidado.

Objetivos Gerais
Este curso pretende levar os participantes a implementar um trabalho específico e consistente tendo em vista a proficiência dos alunos no domínio da compreensão e da expressão oral.
Objetivos Especificos
- Compreender o que é a consciência linguística e o seu processo de desenvolvimento;
- Promover o ensino e a aprendizagem da compreensão e da expressão oral de modo dinâmico e eficaz.
Programa
1. Desenvolvimento da linguagem e consciência linguística:
1.1. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral;
1.2. A experiência linguística dos alunos e a aprendizagem;
1.3. Competência comunicativa e consciência linguística.

2. O ensino explícito e a aprendizagem da oralidade:
2.1. Pedagogia do falar e do ouvir falar;
2.2. O ensino explícito do léxico;
2.3. Escuta ativa: retenção da informação;
2.4. Géneros do oral;
2.5. Instrumentos e práticas de avaliação.
Destinatários/as
Professores do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, outros Educadores.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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