Assertividade: das Palavras às Ações

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Description

O curso Assertividade permite àquele que o frequenta afirmar-se nos vários contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes.

Objetivos Gerais
Dominar as regras da assertividade para uma eficiente gestão das relações pessoais e profissionais
Objetivos Especificos
Identificar as práticas disfuncionais que deterioram a qualidade das relações e inibem posturas assertivas;
Aplicar mecanismos para uma comunicação assertiva;
Desconstruir e superar as barreiras que impedem uma comunicação assertiva;
Aplicar vários estilos de comunicação conforme os interlocutores;
Aplicar a assertividade no quotidiano profissional do setor público.
Programa
1. Assertividade e Gestão de Conflitos
1.1. Obstáculos à comunicação assertiva

2. Comunicação assertiva na gestão de conflitos
2.1. Atitudes facilitadoras da comunicação
2.2. Fatores de impacto da comunicação verbal e não-verbal
2.3. Perfil comunicacional e os diferentes estilos de comunicação

3. Principais estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz
3.1. Escuta ativa e a reformulação
3.2. Assertividade
3.3. Feedback

4. Principais estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz
4.1. Escuta ativa e a reformulação
4.2. Assertividade
4.3. Feedback

5. Assertividade, produtividade e relacionamentos interpessoais
5.1. Aprender a ouvir
5.2. Comunicar opiniões de forma assertiva
5.3. Criticas positivas
5.4. Feedback positivo
5.5. Gestão de comportamentos passivos
Destinatários/as
Esta formação profissional dirige-se a todas as pessoas que pretendam desenvolver as suas competências de comunicação nas diferentes formas.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Metodologia de Envolvimento ativo na rotina de trabalho: a realidade é base para a sustentação teórica. Metodologia ativa: o diagnóstico obtido será o mote de análise, reflexão e transformação que permitirá a implementação de novos padrões mentais e comportamentais.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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