Avaliação de Riscos Profissionais e Medidas de Prevenção

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P_ARPMP

Description

Todos os anos, milhares de trabalhadores se lesionam no trabalho, outros entram de baixa por motivos de stress, de sobrecarga de trabalho, lesões músculo-esqueléticas, problemas de visão, problemas de audição, problemas respiratórios ou outras doenças relacionadas com o trabalho. Para além do custo humano que têm para as/os trabalhadores e suas famílias, os acidentes e as doenças consomem igualmente os recursos dos sistemas de saúde e afetam a produtividade das empresas. A avaliação de riscos constitui, pois, a base de uma gestão eficaz da segurança e saúde e é fundamental para reduzir as doenças profissionais e os acidentes de trabalho.

Objetivos Gerais
Identificar perigos existentes no local de trabalho, definindo métodos para controlo e eliminação dos riscos profissionais. 
Programa
1. Acidentes de Trabalho
1.1. Introdução aos acidentes de trabalho Definições e terminologias
1.2. Enquadramento legal;
1.3. A integração no sistema de gestão
1.4. A integração do fator humano
1.5. Causas
1.6. Consequências
1.7. Medidas preventivas
2. O processo de investigação de incidentes e acidentes
2.1. Elaboração do respetivo procedimento.
2.2. A operacionalização da investigação
2.3. Etapas do processo de investigação
2.4. Comunicação da ocorrência
2.5. Elementos passivos (Kit de investigação e check-list de documentação)
2.6. Elementos ativos (recolha e tratamento de elementos in-loco, entrevistas
2.7. Determinação de causas e conclusões
3. Ações de Melhoria
3.1. Elementos passivos (modelos de relatórios, modelos de análise)
3.2. Enquadramento dos dados recolhidos
3.3. Integração da informação
3.4. Trabalho de equipa
3.5. Aplicação dos modelos de análise aos dados
3.6. Elaboração do relatório final
3.7. Apresentação das conclusões
3.8. Medidas de melhorias
Destinatários/as
Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho, Responsáveis pela implementação de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Quatros Médios e Superiores que exerçam funções relacionados com Segurança e Higiene do Trabalho, Profissionais que por inerência das suas funções necessitem de atualizar conhecimentos nesta área,Todos os profissionais que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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