Avaliação Digital no Ensino

Formador/a: A definir

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PED/ADE

Description

Existem diversas metodologias para realizar a avaliação dos processos de aprendizagem. A educação digital proporciona uma grande facilidade para realizar a avaliação, bem como o acompanhamento contínuo dos alunos.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo demonstrar alguns dos métodos e como aplicá-los, visando a melhoria do processo de avaliação como professor/formador.
Objetivos Especificos
Conhecer sobre a avaliação como um sistema integrador;
Conhecer os diferentes tipos de avaliação;
Analisar as diferentes ferramentas de avaliação para poder usar em função da sua necessidade.
Programa
1. Avaliação Digital
1.1. Tipos de avaliação
1.2. Ferramentas para avaliar o ensino à distância
1.3. Tarefas rápidas (Minute Papers)
1.4. Questionários
1.5. Rubricas
Destinatários/as
Profissionais com interesse em aprofundar os conhecimentos básicos no assunto; Professores.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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