Ciclo de Formação Abordagens Ágeis | Seminário II – Gestão de Projetos CANVAS

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

Pedir informações »

Pedir informações »

033ED/GP

Description

O Contexto empresarial de hoje é caracterizado por mudanças sem precedentes na tecnologia, nos processos e estruturas organizacionais, sendo de alcance global.

O Ciclo de “Abordagens Ágeis de Gestão“ é composto por três seminários (sem precedências obrigatórias)
I- Metolologia LEAN
II- Gestão de Projeto CANVAS
III- Gestão ágil de projetos (AGILE/SCRUM)

No conjunto estes seminários desenvolvem soluções, através de metodologias ágeis, para os problemas que se equacionam com a pressão da mudança constante, minimizado o tempo de reação ao contexto em que estão inseridos.

Objetivos Gerais
Compreender e implementar a Gestão de Projeto CANVAS na gestão da Organização.
Objetivos Especificos
- Rever as bases da Gestão de Projetos em processo linear;
- Conciliar uma abordagem ágil e adaptativa com os fundamentos do PMBOK, apresentando-os de maneira amigável ao cérebro, por meio de “técnicas de neuro-gestão”;
- Saber conceber o Modelo de Gestão de Projetos (CANVAS) através do mapa mental criado em equipa;
- Saber integrar, resolver (bloqueios) e comunicar o Projeto;
- Saber desdobrar o Projeto em Modelo CANVAS para pensamento linear (Gestão de Projetos tradicional - PMBOK);
- Resolução de exercícios para consolidação de conceitos.
Programa
1. Gestão de Projetos CANVAS:
1.1. Introdução ao Modelo de Gestão de Projetos CANVAS;
1.2. Modelo Mental;
1.3. Desenho do Modelo;
1.4. Conceber o Plano;
1.5. Integração;
1.6. Resolver os Bloqueios;
1.7. “O Seu Modelo de Gestão de Projetos CANVAS (GPCANVAS)”.
Destinatários/as
Gerentes, Chefias e Engenheiros de Organizações Industriais e de Serviços. Todos os que se preocupam em melhorar os processos produtivos, seja na indústria, seja nos serviços. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos