Compartilhar Conteúdos no Digital
Formador/a: A definir
Sob Consulta
Compartilhar Conteúdos no Digital
Description
Existem formas de compartilhar ativamente informações, conteúdos e recursos por meio de comunidades online, redes e plataformas de colaboração.
Objetivos Gerais
Este curso permite abordar ferramentas de compartilha de conteúdo e os seus múltiplos usos.
Objetivos Especificos
Conhecer as diferenças entre publicar e compartilhar conteúdo.
Identificar os tipos de licenças para proteção e reconhecimento de conteúdo.
Conheça as diferentes ferramentas de compartilhamento para poder aceder a diferentes fontes de informação.
Identificar os tipos de licenças para proteção e reconhecimento de conteúdo.
Conheça as diferentes ferramentas de compartilhamento para poder aceder a diferentes fontes de informação.
Programa
1. Compartilha de Conteúdos
1.1. Diferenças entre publicar e compartilhar
1.2. Tipos de licenças
1.3. Licenças Creative Commons
1.4. GNU General Public License
1.5. ColorURIS
1.6. Ferramentas de compartilhamento. Repositórios didáticos
1.7. Ferramentas de compartilhamento. Redes sociais.
1.1. Diferenças entre publicar e compartilhar
1.2. Tipos de licenças
1.3. Licenças Creative Commons
1.4. GNU General Public License
1.5. ColorURIS
1.6. Ferramentas de compartilhamento. Repositórios didáticos
1.7. Ferramentas de compartilhamento. Redes sociais.
Destinatários/as
Profissionais com interesse em conhecimentos básicos sobre o assunto. Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.