Contabilidade e Finanças para não Financeiros

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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P_CFNF

Description

A crescente diversidade de normas contabilísticas, a sua constante reformulação e a consequente complexidade tornam cada vez mais difícil a leitura, interpretação e análise do balanço e dos resultados, principalmente para aqueles utilizadores com formação de base não económica. A par das novas normas de contabilidade, surge um novo vocabulário específico que inclui conceitos como imparidade, mark-to-market, good will, unidades geradoras de caixa, impostos diferidos, intangíveis, cobertura de risco, activos e passivos contingentes. Por outro lado, em plena crise financeira emergem temas como discricionariedade contabilística, manipulação e alisamento de resultados, contabilidade agressiva e qualidade das divulgações. O desconhecimento destes novos termos e assuntos dificulta a entrada de especialistas não financeiros no mundo da contabilidade e finanças, agravando a insegurança sentida quando dele necessitam para as suas análises.

Objetivos Gerais
Capacitar o formando de conhecimentos ao nível da análise financeira, possibilitando uma maior valência nos desempenhos quotidianos e nas decisões de carácter estratégico da empresa.
Programa
1. A contabilidade como sistema de informação (6 h), 2. Interpretação das Demonstrações Financeiras (12 h), 3. Tendências para manipulação do balanço e resultados (15 h), 4. Análise económico-financeira (9 h)
Destinatários/as
Quadros Médios e Superiores de Empresas, Engenheiros com funções de Gestão, Advogados na área do Direito Empresarial e Fiscal, Consultores de Gestão, Analistas Financeiros e de Crédito e outros profissionais que pretendam complementar a sua formação de base.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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