Crianças e Cuidadores a Tempo Inteiro: Como Ultrapassar o Desafio?

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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PED/CC

Description

O desenvolvimento dos bebés não depende só do ADN, mas da interação com o ambiente e com aqueles que o rodeiam. Assim, o investimento da sociedade em geral deve ser feito “na qualidade das interações nos primeiros anos de vida”, nomeadamente através de apoios à parentalidade e na qualidade da formação dos cuidadores em creches e instituições. A ciência diz-nos que não podemos ajudar crianças sem ajudarmos os adultos que cuidam delas.

Objetivos Gerais
Adquirir conhecimentos para cuidar de crianças durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem¬ estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
Programa
1. A importância da 1.ª Infância (0 h)
2. Cuidar dos adultos que cuidam da criança (0 h)
3. O grande desafio dias a fio: reconhecer e expressar as emoções (0 h)
4. Os pequenos grandes desafios do dia a dia (7 h)
Destinatários/as
Cuidadores. Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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Testemunhos