Cultura Internacional

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Formação à medida – disponível para entidades

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P_CI

Description

No mundo contemporâneo, marcado pelas atividades em escala global, é cada vez mais comum que as organizações de áreas de atividades diversas estejam presentes em inúmeros países, com culturas bastante diferentes, não apenas corporativas, mas também de relacionamento pessoal.
No dia a dia dos negócios, é essencial compreender como é que as pessoas se comportam, o que é mais valorizado, como se tomam decisões, quais gestos são apropriados ou inapropriados. Para isso, é necessário que as empresas se disponibilizem a aprender e aceitar regras novas, uma vez que estas questões determinam, em larga medida, o sucesso da interação negocial.

Objetivos Gerais
Preparar os ativos para interações culturais, nomeadamente no meio profissional e empresarial, alertando-os para reconhecerem e evitarem atitudes e práticas etnocentristas no contacto intercultural em diversos contextos.
Objetivos Especificos
- Identificar várias formas de contacto entre culturas;
- Identificar estereótipos, preconceitos e casos de discriminação;
- Refletir sobre os conceitos de identidade/alteridade,
- Comparar “culturas nacionais” com base em dimensões culturais (relativamente a hierarquias, à relação entre o “eu” e o “outro”, com o tempo e o espaço, com a gestão da incerteza e das emoções).
- Reconhecer a importância da cultura nas práticas de gestão e na atividade de internacionalização das empresas e no comércio internacional;
- Analisar as consequências que as diferenças culturais causam ao nível da comunicação e gestão num ambiente multicultural.
Programa
1. Gestão intercultural:
1.1. Globalização e mundialização das tendências;
1.2. Origens e problemas das relações internacionais e interculturais.

2. Cultura:
2.1. Componentes de uma cultura nacional;
2.2. Contacto entre culturas: choque cultural, aculturação, identidade e alteridade;
2.3. Sensibilidade intercultural;
2.4. Dimensões culturais, conceitos e critérios para comparar “culturas”;
2.5. Comunicação e Cultura;
2.6. Organização e Cultura;
2.7. Estratégia e Cultura.

3. Consequências e implicações das diferenças culturais:
3.1. Cultura organizacional e práticas de gestão em diferentes áreas culturais;
3.2. Modelos e padrões de comunicação;
3.3. Atitudes padrão face a conflitos e regras;
3.4. Mal-entendidos e conflitos interculturais;
3.5. Especificidades das relações laborais nas diferentes áreas culturais.
Destinatários/as
Diretores de Departamento que operam no âmbito internacional, Profissionais de Recursos Humanos, Expatriados.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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