Design Thinking

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PED/DT

Description

O Design Thinking, é um conjunto de metodologias e processos que permite uma abordagem diferente aos desafios relacionado com informação, gestão de pessoas, análise de conhecimento e propostas de soluções. O seu foco é a combinação do desenvolvimento de empatia com o contexto de um problema, com a pessoa ou conjunto de pessoas que o vivenciam, colocando-as num papel principal no desenvolvimento do projeto. As palavras-chave nesta metodologia são a criatividade para a geração de ideias, de soluções, análise, adaptação ao contexto, teste de hipóteses e de protótipos e inovação.

Objetivos Gerais
Na formação de Design Thinking, os participantes aprenderão as bases do Design Thinking reconhecendo, e utilizando, ferramentas de Creative Problem Solving, que conferem soluções criativas à forma como se aborda desafios, bem como um mindset e conjunto de métodos que incrementam a criatividade e inovação das soluções a desenvolver.
Programa
1. Design Thinking (12 h)
Destinatários/as
Gestores e outros profissionais das áreas do planeamento, marketing, estratégia, inovação, sustentabilidade, research, newbusiness, entre outras. Profissionais que desejem ganhar competências na utilização e implementação da abordagem do Design Thinking para potenciar a inovação estratégica e a sua mais-valia nos processos decisionais e criativos das Organizações. Empreendedores e Gestores de pequenas e médias Empresas.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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