Docentes Competentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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PED/DCAVA

Description

Num contexto digital, é essencial o desenvolvimento de competências digitais para responder aos atuais desafios do processo de ensino e aprendizagem. A introdução do Ensino a Distância traz desafios aos professores pelo facto desta modalidade de ensino exigir novos conhecimentos e competências diferentes das requeridas para o ensino presencial. Estes são necessários quer para a interação com discentes, quer para a utilização das tecnologias.

Objetivos Gerais
Este curso pretende que os professores inovem de forma sustentada, incorporando tanto o antigo como o novo e combinando e articulando diferentes PRESENÇAS (físicas e digitais), TEMPOS (síncronos e assíncronos), TECNOLOGIAS (analógicas e digitais), CULTURAS (pré-digital e digital) e, sobretudo, articular diferentes ESPAÇOS e AMBIENTES DE APRENDIZAGEM (analógicos e digitais).
Objetivos Específicos
Formar os participantes em ecologias de aprendizagem: interações, interoperabilidade, tecnologia e utilizadores;
Aprender a desenvolver estratégias de ensino híbridas, do tradicional ao autónomo, colaborativo e significativo;
Conhecer as tendências emergentes de ambientes de aprendizagem híbridos;
Gerir recursos e ferramentas da web 2.0 e 3.0;
Identificar as diferentes plataformas virtuais de ensino e de tutoria e comunicação.
Programa
1. Fundamentos da educação a distância e educação virtual
2. Apropriação de ferramentas web 2.0 e 3.0 no contexto educacional
3. Plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem
4. Ação tutorial em ambientes virtuais de aprendizagem
Destinatários/as
Educadores de Infância e Professores
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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