Description
A Gestão das Reclamações é cada vez mais perspetivada como uma enorme oportunidade para corrigir os erros da Organização e evitar que os mesmos problemas ocorram com outros Clientes, sejam eles Colaboradores, sejam Clientes externos. A gestão de reclamações é tem que ser observada com grande seriedade não só pelas eventuais consequências em termos de penalidades e publicidade adversa, mas sobretudo pelos resultados obtidos, quando utilizados processos adequados na melhoria continuada da satisfação dos Clientes internos e externos.
Gerir uma Reclamação é um momento único para o fortalecimento de uma relação tantas vezes difícil de conseguir entre as Organizações e Clientes. Por este motivo é absolutamente essencial dotar os Colaboradores de mecanismos de gestão positiva destes processos.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Assumir a reclamação como oportunidade de melhoria;
Valorizar os interlocutores internos como cidadãos a quem se deve prestar um atendimento de qualidade;
Distinguir os diferentes tipos de reclamações;
Utilizar técnicas de empatia para compreender a (i)lógica do cidadão reclamante;
Usar abordagens diretas e indiretas sobre o cidadão reclamante;
Utilizar técnicas de gestão positiva de reclamações.
Programa
1. 1. As reclamações como inevitáveis a qualquer serviço
1. 2. O papel de cada um
1. 3. O caráter formal/informal da reclamação
1. 4. Elementos comuns à reclamação do cliente interno/externo
1. 5. Padrões de comportamentos ineficientes na gestão de reclamações
1. 6. Consequências na qualidade do Serviço Público
1. 7. A identificação das várias reclamações presentes na mesma "queixa"
2. Porque surgem as reclamações?
2. 1. O que está na génese de uma reclamação: o papel das expetativas do cliente
2. 2. A perceção de quem atende e de quem é atendido
2. 3. O que os diferentes clientes ouvem quando reclamam
2. 4. A frustração de quem presta o serviço: quando os clientes não querem ouvir
2. 5. «Comportamento gera comportamento»
3. A gestão positiva das reclamações passo-a-passo
3. 1. A importância da atitude profissional de quem trata a reclamação
3. 2. Agradecer a reclamação e incentivar o cliente (interno/externo) a dar feedback
3. 3. A Técnica da gestão positiva das reclamações: Passo-a-Passo
3. 4. As competências envolvidas em cada uma das fases: como agir sob o cliente reclamante usando abordagens diretas e indiretas e convencê-lo para a “sua causa”
3. 5. A comunicação empática como estratégia para instalar capacidade de diálogo e escuta
3. 6. A linguagem que permite aumentar a eficácia e a eficiência da gestão da reclamação
3. 7. A resolução final da reclamação com vista à obtenção da satisfação do cliente
4. Casos Práticos de Gestão de Reclamações no Setor Público
4. 1. Análise e orientações práticas para tratamento das reclamações no futuro.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.