Liderança para Encarregados Operacionais

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200ED/LEO

Description

A capacidade de um Encarregado Operacional ser capaz de operacionalizar práticas de gestão de liderança que tirem partido das aspirações da sua equipa e dos seus membros, estabelecendo uma correlação credível entre as necessidades da organização e as aspirações dos indivíduos, é um fator decisivo para alcançar resultados de excelência.

Objetivos Gerais
Os participantes no final deste curso terão tomado consciência dos fundamentos da liderança e tomado consciência do seu estilo de liderança, dos seus pontos fortes e dimensões de melhoria.
Objetivos Especificos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

Identificar os seus estilos pessoais de gestão e de liderança e reconhecer os estilos dos seus interlocutores
Liderar em função do contexto
Promover e afirmar-se como líder na organização
Desenvolver a sua eficácia de liderança
Programa
1. Identificar os seus estilos pessoais de gestão e de liderança e reconhecer os estilos dos seus inter
1.1. Papéis do gestor como líder
1.2. Estilos de liderança
1.3. Estilos de gestão

2. Liderar em função do contexto
2.1. Evolução de conceitos e valores organizacionais que mais determinam o exercício da liderança
2.2. A importância da liderança para a motivação da equipa

3. O papel do líder na gestão de conflitos
3.1. A natureza da negociação.
3.2. O processo de negociação: etapas.
3.3. Os objetivos, as concessões e o superar de situações de impasse.
3.4. Os erros mais frequentes.

4. Estabelecer um plano de ação para desenvolver competências de liderança
Destinatários/as
Encarregados Operacionais da Administração Pública.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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