Liderança para Encarregados Operacionais
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
A capacidade de um Encarregado Operacional ser capaz de operacionalizar práticas de gestão de liderança que tirem partido das aspirações da sua equipa e dos seus membros, estabelecendo uma correlação credível entre as necessidades da organização e as aspirações dos indivíduos, é um fator decisivo para alcançar resultados de excelência.
Objetivos Gerais
Os participantes no final deste curso terão tomado consciência dos fundamentos da liderança e tomado consciência do seu estilo de liderança, dos seus pontos fortes e dimensões de melhoria.
Objetivos Específicos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
Identificar os seus estilos pessoais de gestão e de liderança e reconhecer os estilos dos seus interlocutores
Liderar em função do contexto
Promover e afirmar-se como líder na organização
Desenvolver a sua eficácia de liderança
Identificar os seus estilos pessoais de gestão e de liderança e reconhecer os estilos dos seus interlocutores
Liderar em função do contexto
Promover e afirmar-se como líder na organização
Desenvolver a sua eficácia de liderança
Programa
1. Identificar os seus estilos pessoais de gestão e de liderança e reconhecer os estilos dos seus inter
1.1. Papéis do gestor como líder
1.2. Estilos de liderança
1.3. Estilos de gestão
2. Liderar em função do contexto
2.1. Evolução de conceitos e valores organizacionais que mais determinam o exercício da liderança
2.2. A importância da liderança para a motivação da equipa
3. O papel do líder na gestão de conflitos
3.1. A natureza da negociação.
3.2. O processo de negociação: etapas.
3.3. Os objetivos, as concessões e o superar de situações de impasse.
3.4. Os erros mais frequentes.
4. Estabelecer um plano de ação para desenvolver competências de liderança
1.1. Papéis do gestor como líder
1.2. Estilos de liderança
1.3. Estilos de gestão
2. Liderar em função do contexto
2.1. Evolução de conceitos e valores organizacionais que mais determinam o exercício da liderança
2.2. A importância da liderança para a motivação da equipa
3. O papel do líder na gestão de conflitos
3.1. A natureza da negociação.
3.2. O processo de negociação: etapas.
3.3. Os objetivos, as concessões e o superar de situações de impasse.
3.4. Os erros mais frequentes.
4. Estabelecer um plano de ação para desenvolver competências de liderança
Destinatários/as
Encarregados Operacionais da Administração Pública.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.
Requisitos de Frequência para a Formação Online:
Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet.
Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável).
É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador.
Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.