Description
A expectativa deste investimento, na contínua qualificação dos funcionários/técnicos, é promover uma significativa melhoria nos processos de gestão e funcionamento de cada sector organizacional, qualidade relacional e produtividade dos seus colaboradores, facilitando a implementação de novas dinâmicas na empresa/entidade e, através destas, uma maior sustentabilidade, qualidade e projeção no mercado. Espera-se assim criar uma identidade organizacional, norteada por lideranças promotoras de participação e coesão das/nas equipas, competitividade saudável e eficácia para resultados positivos.
Objetivos Gerais
Promover competências comunicacionais adequadas ao contexto organizacional e à gestão, liderança e desenvolvimento eficiente e eficaz das equipas.
Objetivos Especificos
Identificar o perfil de um líder eficiente e eficaz no panorama organizacional atual
Identificar o conceito de identidade profissional e o seu valor social
Identificar os fatores que fazem da comunicação um instrumento/técnica de trabalho para a liderança
Distinguir os mecanismos de funcionamento do indivíduo social e profissional
Identificar as forças e fraquezas das equipas a fim de potenciar o desempenho
Identificar estilos e estratégias de comunicação como instrumentos/técnicas de gestão de stress e conflitos
Identificar o conceito de identidade profissional e o seu valor social
Identificar os fatores que fazem da comunicação um instrumento/técnica de trabalho para a liderança
Distinguir os mecanismos de funcionamento do indivíduo social e profissional
Identificar as forças e fraquezas das equipas a fim de potenciar o desempenho
Identificar estilos e estratégias de comunicação como instrumentos/técnicas de gestão de stress e conflitos
Programa
1. Liderança, Motivação e Gestão de Equipas
Contextos, liderança e tipos de gestão
Comunicação nos processos de liderança
Estilos de liderança e funções do líder
Comunicação como estratégia de motivação e produção de resultados
Trabalho em equipa- a dinâmica das interdependências a influenciar os resultados
Planeamento na gestão do tempo - Definição e gestão de prioridades
Previsão de resultados através do estabelecimento de objetivos claros a atingíveis
Tomada de decisões
Contextos, liderança e tipos de gestão
Comunicação nos processos de liderança
Estilos de liderança e funções do líder
Comunicação como estratégia de motivação e produção de resultados
Trabalho em equipa- a dinâmica das interdependências a influenciar os resultados
Planeamento na gestão do tempo - Definição e gestão de prioridades
Previsão de resultados através do estabelecimento de objetivos claros a atingíveis
Tomada de decisões
Destinatários/as
Chefes de Divisão e Dirigentes e todos os profissionais que, no exercício das suas funções, desempenham o papel de líderes de equipas de trabalho.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online:
Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet.
Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável).
É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador.
Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.